tag:blogger.com,1999:blog-7539778.post114043729096653654..comments2023-11-02T15:18:52.727+00:00Comments on SEDE: A Qualidade...SEDEhttp://www.blogger.com/profile/01603024438157582111noreply@blogger.comBlogger52125tag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140601284823326792006-02-22T09:41:00.000+00:002006-02-22T09:41:00.000+00:00Amigo FortunaMuito me agrada e honra quando me tra...Amigo Fortuna<BR/><BR/>Muito me agrada e honra quando me trata por amigo.<BR/>Obrigado.<BR/>E cuide lá dessa saúde (parece que esta malta nova não aguenta nadinha...)<BR/><BR/>AMNMAMhttps://www.blogger.com/profile/14187730653568651766noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140565578885863422006-02-21T23:46:00.000+00:002006-02-21T23:46:00.000+00:00Amigo Moreira (nós, nos partidos é assim, quando c...Amigo Moreira (nós, nos partidos é assim, quando cheira a sucesso é logo de amigo para cima) está de parabens!<BR/>50 comentários num post, é obra!<BR/>Mas não foi por acaso. Eu gostei deste texto, talvez mais do que dos outros. Se não comentei mais foi porque a saúde nãome tem deixado paciencia para o blog. At´´e queria ter respondido ao JF, mas ontem já não deu.<BR/>Veja lá que com os meus desdobramentos teria chegado praí aos 80.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140541259225867962006-02-21T17:00:00.000+00:002006-02-21T17:00:00.000+00:00E assim, com uma pitada de má-língua, um cheirito ...E assim, com uma pitada de má-língua, um cheirito de porno-chachada e uma lição de culinária para donas de casa remediadas, se consegue bater mais um recordde neste "blog"<BR/><BR/>50 Comentários !!!<BR/><BR/>É Obra <BR/><BR/>(Avelino quero um aumento)<BR/><BR/>AMNMAMhttps://www.blogger.com/profile/14187730653568651766noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140532313451289162006-02-21T14:31:00.000+00:002006-02-21T14:31:00.000+00:00O Rio? Impossível! Ele tem lá imaginação para isso...O Rio? Impossível! Ele tem lá imaginação para isso! Além de que só deve aceitar como parceira, alguém que saiba trabalhar com o livrinho {não o vermelho}do Deve/Haver, que tenha muitos tupperwares para não haver desperdícios e um curso, tirado por correspondência, da Filipa Vacondeus "Como de uma Coxa de Frango Fazer Refeição para Seis Convivas".<BR/>Se ofereceu um jantar à dita senhora ainda deve estar em estado catatónico a olhar para a factura. Tão cedo não se recompõe.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140525542623416502006-02-21T12:39:00.000+00:002006-02-21T12:39:00.000+00:00Mas acho que isso não tem a ver com a carta do RAV...Mas acho que isso não tem a ver com a carta do RAVE, mas sim porque parece que quis ir para a cama com a Alexandra Lencastre logo à primeira vez e pagando apenas um jantar....<BR/>(ou pelo menos acho que é o que se depreende da caixa de comentários do Blasfémias...)<BR/><BR/>AMNMAMhttps://www.blogger.com/profile/14187730653568651766noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140524541627224982006-02-21T12:22:00.000+00:002006-02-21T12:22:00.000+00:00não sei parece ke foi chamado ao DIAP... Incoerent...não sei parece ke foi chamado ao DIAP<BR/><BR/>... <BR/><BR/>IncoerenteAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140523494362937732006-02-21T12:04:00.000+00:002006-02-21T12:04:00.000+00:00E será que, finalmente, ele agora percebeu?AMNME será que, finalmente, ele agora percebeu?<BR/><BR/>AMNMAMhttps://www.blogger.com/profile/14187730653568651766noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140521500153384172006-02-21T11:31:00.000+00:002006-02-21T11:31:00.000+00:00* Foi esclarecido, “en passant” pelo administrador...* Foi esclarecido, “en passant” pelo administrador da RAVE, Alberto Ribeiro, que o fax da RAVE , que tão grande indignação provocou ao senhor presidente da JMP mais não era que uma proposta de reunião para esse mesmo dia (17/02/06) aproveitando a sua presença no Porto, já agendada para o debate do Ateneu… <BR/><BR/>Talvez seja conveniente então, que numa próxima vez, passando a publicidade "alguém lhe explique como se ele fosse muito muito burro"»<BR/><BR/><BR/><BR/>Diz Luis Filipe Pardal em Fax remetido à nossa Autarquia :<BR/><BR/>«Aproveito a oportunidade para esclarecer que o fax, subscrito pelo Secretario Geral desta Empresa, que incorrecta e lamentavelmente foi dirigido a V. Exa. , referia-se a comunicação, que anexo, anteriormente remetida ao Secretariado da Administração da RAVE pela Sr.ª Dr.ª Ana Paula Abreu da Junta Metropolitana do Porto , e tinha como único objectivo, porventura concretizado de forma menos conseguida , dar noticias das dificuldades de agenda com que nesta fase nos temos debatido. (…)»<BR/><BR/><BR/>CONSULTAR DOCUMENTO NO SITE DA CMPAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140516601585417962006-02-21T10:10:00.000+00:002006-02-21T10:10:00.000+00:00Porke não o aeroporto tal como previsto e o TGV Po...Porke não o aeroporto tal como previsto e o TGV Porto Vigo tal como previsto no mandato anterior?<BR/><BR/>- Lisboa investia nesse novo aeroporto , enriquecia o pais com turismo ... etc<BR/><BR/>- No Norte investia-se no privilegio da ligação iberica em TGV <BR/><BR/>- diferenciavamos a oferta nacional, viabilizavamos 2 aeroportos, modernizavamo-nos <BR/>, poupavamos dinheiro<BR/><BR/>- De Porto a Lisboa, de Porto para todo o país, investiamos na modernização da CP, <BR/><BR/>- um TGV Porto/ Lisboa/ Madrid é tão lucrativo ou razoavel como um teleferico no Alkeva<BR/><BR/>- viavel é o Troço Porto/Vigo em TGV , um troço pekeno , ke finaliza a ligação Iberica, ke impulsiona o Norte<BR/><BR/>- dentro do país a circulação é facil e rapida, alem de ke a CP tem roteiros turisticos fantasticos, modernizavamos e estava feito<BR/><BR/>-agora com este aglomerado todo, alguem acredita ke depois dos 1ºs investimentos previstos, ke a linha Lisboa Porto será realizada?! pelo menos antes de 2020 ?!<BR/><BR/><BR/>nos não podemos ficar tanto tempo à espera , temos mesmo ke ter um TGV, ou então um transporte naval semelhante ao TGV , não podemos ficar fora da linha Iberica - outra vez nãoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140480469100665572006-02-21T00:07:00.000+00:002006-02-21T00:07:00.000+00:00Cara Mª de LurdesObrigado por continuar por aqui.C...Cara Mª de Lurdes<BR/><BR/>Obrigado por continuar por aqui.<BR/>Confesso que estava com medo que, por algum mal entendido, também a tivesse, sem intenção, ofendido.<BR/><BR/>Por favor não fuja que, isto por vezes é assim, outras vezes é muito pior (não há discussão)<BR/><BR/>Ainda não terem desatado, em coro, a insultar-me, ao fim de 40 ou mais comentários, é obra.<BR/><BR/>AMNMAMhttps://www.blogger.com/profile/14187730653568651766noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140480222350649122006-02-21T00:03:00.000+00:002006-02-21T00:03:00.000+00:00Meus carosMuito se tem discutido e decerto muito a...Meus caros<BR/><BR/>Muito se tem discutido e decerto muito ainda haverá a discutir sobre estes temas.<BR/>Provavelmente poder-se-ia continuar a discutir durante mais 20 ou 30 anos, mas como foi dito, pelo homem da ANA ou pelo da RAVE, chega-se a uma altura que é preciso para a discussão e decidir.<BR/>Lembro que houve menos discussão no que se refere a auto estradas, quando, provavelmente, entre investimento em auto estradas e ferrovias muito haveria a discutir, mas não houve discussão, bem ou mal (eu acho que bem) fez-se.<BR/>Continuo a dizer, não reconheço legitimidade aos partidários da "direita" para criticar o que vai ser feito quando o governo é de "esquerda" nem aos de "esquerda" para criticar quando o que vai ser feito quando o governo é de "direita" (quem me lê habitualmente sabe o porquê das "") todos são capazes de defender tudo e o seu contrário consoante as conveniências partidárias (pronto Fortuna, abro uma excepção para si, se faz questão).<BR/>Caro JF, quanto aos terrenos da Portela, já li muito sobre os seus "problems" e sobre a sua "posse", o que é um facto é que está lá um aeroporto e se deixar de estar esses terrenos podem ser utilizados de outra forma, sempre melhor do que ter um aeroporto no meio de uma cidade que, como diz a amiga Mª de Lurdes, é de 3º mundo.<BR/>Qualquer pessoa de qualquer formação é capaz de convir que só a valorização imobiliária dos terrenos da Portela seriam suficientes para pagar o novo aeroporto, no entanto, a ANA pode prescindir desse valor e entregar os terrenos ao governo/CML e estes que resolvam os seus diferendos (isto de diferendos entre duas estruturas do mesmo dono, o Estado,ou seja, NOS, até me faz rir).<BR/>Qualquer ileterado económico é capaz de perceber que a simples valorização dos terrenos de uma imensa área abrangida pela zona de influência do novo aeroporto é suficiente para pagar meia dúzia de aeroportos (não quero agora saber se os tais terrenos são do estado ou de particulares) estou a falar de criação de riqueza (não possível na Portela) das quais (havendo eficácia fiscal) ao menos as "mais valias" serão taxads (infelizmente menos do que deviam).<BR/>Por tudo isto, acrescido do facto de já ter sido dito e repetido que o estado (NÓS) apenas vai participar numa percentagem muito reduzida do INVESTIMENTO, leva-me a repetir que toda a conversa em torno de DESPEZA do estado quando se trata do projecto do novo aeroporto de Lisboa , é uma falácia, é pura demagogia.<BR/>O próprio Oliveira Marques (do qual não sou suspeito de simpatizar, resumiu claramente o problema:<BR/>INVESTIMENTO-> BOM ; DESPEZA (sem ser em poupança) -> MAU<BR/><BR/>Peço desculpa a quem ofender com esta minha convicção, mas repito o que escrevi antes "sendo legítimas eventuais questões quanto à oportunidade e à forma, da implementação destes projectos (cujo esclarecimento me satisfez) o combate cego que tem vindo a ser feito por parte de algumas forças quer partidárias, quer locais, é fruto de lamentável desconhecimento ou da defesa de outros interesses que não o interesse público mesmo que, apenas, local."<BR/><BR/>Boa Noite<BR/>AMNMAMhttps://www.blogger.com/profile/14187730653568651766noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140477255137343112006-02-20T23:14:00.000+00:002006-02-20T23:14:00.000+00:00Não, não são mesquinhos. Têm é como presidente o p...Não, não são mesquinhos. Têm é como presidente o profiteur do agora chamado José Barroso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140476980567810692006-02-20T23:09:00.000+00:002006-02-20T23:09:00.000+00:00Daniel,Para fechar: "A dimensão e complexidade da ...Daniel,<BR/><BR/>Para fechar: <BR/><BR/>"A dimensão e complexidade da despesa do estado não podem ser vistas à luz do vulgar gasto doméstico" só por uma razão: na despesa do Estado decide-se como se gasta o dinheiro dos outros e na minha casa eu decido como gasto o meu dinheiro (que por acaso me custa a ganhar).<BR/><BR/>É uma pequena diferença que faz toda a diferença... (ok, outra frase que entra no ouvido)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140476795078762622006-02-20T23:06:00.000+00:002006-02-20T23:06:00.000+00:00O TGV é um investimento tão reprodutivo (ou não) c...O TGV é um investimento tão reprodutivo (ou não) como a Ota. São infraestruturas para os transportes.<BR/><BR/>Note bem que eu não digo que é melhor não ter do que ter.<BR/><BR/>O que digo é: dada a falta de massas, é melhor não fazer, pelo menos agora. Sobretudo porque não vejo assim tantas vantagens ou a tal absoluta necessidade.<BR/><BR/>Se porventura Lisboa não tivesse um aeroporto, não teria qualquer dúvida que teria que se fazer. Mas tem, funciona e é dentro da cidade (o que é uma enorme vantagem, D. Lurdes). Logo, acho que não é necessário nem sequer prudente, investir, agora, tantos e tantos milhões numa Ota.<BR/><BR/>Notem bem que a mesma lógica de argumentação dá para defender mais umas quantas auto-estradas, a ligar todas as cidades em rede. Vale a pena?<BR/><BR/>Ouvi hoje que a Comissão Europeia tb tem muitas reservas face a estes investimentos, dada a situação financeira do país. Será que por ali tb são mesquinhos?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140476295010222122006-02-20T22:58:00.000+00:002006-02-20T22:58:00.000+00:00AM:"a substituição do aeroporto de Lisboa permitir...AM:<BR/><BR/>"a substituição do aeroporto de Lisboa permitirá a criação de riqueza e emprego durante a sua construção"<BR/><BR/>Betão. O mesmo argumento de quem defende mais km e mais km de auto-estradas. Quanta tecnologia nacional será incorporada?<BR/><BR/>"Permitirá que o país fiqe dotado de um aeroporto a servir a sua capital melhor do que o anterior"<BR/><BR/>Certo, mas a questão da distância não é despiciente. Note bem que não há uma única capital que tenha o aeroporto a 50km.<BR/><BR/>"Permitirá que os terrenos actualmente utilizados pelo aeroporto (na Portela) tenham outro tipo de utilização"<BR/><BR/>Reparou concerteza que o homem da Ana "fugiu" à questão dos terrenos da Portela. Tanto quanto tenho lido poderão reverter para a família do doador dos terrenos..<BR/><BR/>"a operação do aeroporto é lucrativa"<BR/><BR/>É um monopólio! Na sexta marquei uma viagem para Frankfurt e vou pagar tanto pelo vôo como pelas taxas de aeroporto... Assim é fácil ser lucratrivo. Na prática é como se estivessemos a pagar mais um imposto.<BR/><BR/>Já quanto ao Salazar, note bem que foi ele que fez o porto de Sines. Um homem de visão, hem?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140475664019751372006-02-20T22:47:00.000+00:002006-02-20T22:47:00.000+00:00Por partes:Daniel,"Nem mais um tostão para aeropor...Por partes:<BR/><BR/>Daniel,<BR/><BR/>"Nem mais um tostão para aeroportos enquanto houver um portugues com fome" é o tipo de argumento que eu nunca usei. <BR/><BR/>Ao recorreres tu a este tipo de frases (que ficam bem no ouvido) estás a assumir que não se deve discutir ou questionar nada e, pior, a inverter o ónus de demonstração da razão do investimento. Não sou eu que tenho que mostrar que é mau; é quem decide avançar que devia mostrar que é bom.<BR/><BR/>Obviamente que a Ota será uma melhor infra-estrutura que a Portela. Tal como todas as auto-estradas são melhores que o que havia antes! A questão é: justifica-se? É uma boa opção? Porque o grande drama é que, sem entrar no argumento da "fome", há de facto que tomar opções e eu via muito melhores aplicações do dinheiro, a começar por aquelas que eu próprio seria capaz de fazer se baixassem a carga fiscal.<BR/><BR/>Já agora:<BR/> - A saúde pública, nos moldes em que existe é um esbanjar de dinheiro e, ao que parece, insustentável. Foi o "teu" ministro que o disse ontem.<BR/> - Os programas espaciais são alçavancas fantásticas de inovação tecnológica (a OTA e o TGV só vão ter incorporação nacional de betão) e não têm, nem de perto nem de longe, o peso no orçamento do estado que vão ter Ota e TGV. Se a Columbia custasse 500 vezes o que custou, se calhar não existia.<BR/> - Quanto à roda, nada a dizer.<BR/><BR/>Para acabar, preferia que me dissesses porque é que se deve fazer a Ota em vez de vires com generalidades como "A dimensão e complexidade da despesa do estado não podem ser vistas à luz do vulgar gasto doméstico". É muito complicado para a cabeça da malta por isso o melhor é não questionar o que os iluminados já estudaram decidiram, não é? Desculpa lá...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140473112215154262006-02-20T22:05:00.000+00:002006-02-20T22:05:00.000+00:00Vocês odeiam tanto Lisboa que salivariam de gozo, ...Vocês odeiam tanto Lisboa que salivariam de gozo, se um avião falhase a pistazinha da Portela?<BR/>Conhecem aquilo, não conhecem? Pois é prédios à esquerda, à direita, em frente e atrás. Seria uma bela mortandade. No dia seguinte exclamaríamos com toda a indignação: Isto nem num país do Terceiro Mundo!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140461421056609222006-02-20T18:50:00.000+00:002006-02-20T18:50:00.000+00:00Quanto ao TGV, caro JFAí sim estamos a falar de in...Quanto ao TGV, caro JF<BR/><BR/>Aí sim estamos a falar de investimento não reprodutivo, em minha opinião (claro), mas da mesma forma que se pode considerar que a saúde, a educação, a salubridade, a informação, etc. são não reprodutivos.<BR/><BR/>Ou seja, aceitando que a sociedade se resume à economia e, mesmo esta, olhada apenas nos seus factores mais directos, e em espaços temporais muito limitados.<BR/><BR/>Isto dito, estou convencido que o projecto do TGV (reduzido/adiado por este governo) obedece a uma lógica europeia/ibérica.<BR/><BR/>É muito simples olhar para um mapa da península e imaginar uma rede de TGV com centro em Madrid, irradiando radiais para Barcelona, Sevilha, Bilbau, Vigo, Lisboa(?) e com uma circular ligando essa paragens.<BR/><BR/>Porto/Vigo?, não faz qualquer sentido por si só…mas, na lógica que descrevi, estaremos a falar de Vigo/Porto/Lisboa/Faro/Huelva/Sevilha….?<BR/><BR/>Resumindo, estou convencido que o TGV é tão necessário como a banda larga, como a TVHD, como quaisquer outros “luxos” (agora) mas de primeiríssima necessidade amanhã.<BR/><BR/>A questão a prevenir será o ritmo de construção, os apoios para suportar os seus custos…<BR/><BR/>A alternativa?<BR/><BR/>Igual à que havia no caso do Euro (€ este, não o 2004) dizer adeus à Europa.<BR/><BR/>Obrigado pela sua contribuição séria<BR/>AMNMAMhttps://www.blogger.com/profile/14187730653568651766noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140460637491348072006-02-20T18:37:00.000+00:002006-02-20T18:37:00.000+00:00Caro JFObrigado por (re)centrar o debate :-)Não vo...Caro JF<BR/><BR/>Obrigado por (re)centrar o debate :-)<BR/><BR/>Não vou naturalmente discutir aqui o que é ou deixa de ser necessário, se não voltávamos àquela história da televisão a cores (ou de qualquer televisão, já agora).<BR/>Ou seja, em minha opinião (é sempre, a MINHA opinião que eu expresso e formada de acordo com toda a informação a que tenho acesso e ponderadas as opiniões que me merecem atenção) o investimento na substituição do aeroporto da portela por um outro aeroporto (neste caso, na OTA) justifica-se plenamente.<BR/>Aceito (digo-o no texto) que poderão haver dúvidas quanto à oportunidade (temporal) e à forma (quer no que respeita ao local, ao modelo de financiamento, etc. etc.) mas, do ponto de vista económico a operação parece-me extremamente razoável.<BR/>Em minha opinião a substituição do aeroporto de Lisboa permitirá a criação de riqueza e emprego durante a sua construção.<BR/>Permitirá que o país fique dotado de um aeroporto a servir a sua capital melhor do que o anterior.<BR/>Permitirá que os terrenos actualmente utilizados pelo aeroporto (na Portela) tenham outro tipo de utilização, idealmente mais útil para os cidadãos, para a cidade e para o país (ninguém me venha argumentar com a distância…)<BR/>Permitirá uma valorização significativa das áreas circundantes do novo aeroporto, bem como de toda a área entre este e a capital.<BR/>Pelo que entendi, ainda por cima, a operação do aeroporto é lucrativa, pelo que estamos a falar de algo completamente diferente dos tais dez estádios do Euro.<BR/><BR/>Não vejo assim em que é que se pode aqui aplicar o seu “princípio” de “Não gastar o dinheiro que não se tem em coisas que não são absolutamente necessárias”<BR/><BR/>A alternativa que propõe “Nada”, os argumentos mesquinhos (desculpe) em que a sustenta, é em tudo semelhante à que Salazar (estou apenas a falar em economia,por isso nada de melindres) experimentou e que, a par com a sua aposta firme na ignorância , em minha opinião, está na génese do nosso atraso.<BR/><BR/>António MoreiraAMhttps://www.blogger.com/profile/14187730653568651766noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140460398956430882006-02-20T18:33:00.000+00:002006-02-20T18:33:00.000+00:00Obrigado amigo Fortunadesculpem lá mas o Moreira à...Obrigado amigo Fortuna<BR/><BR/>desculpem lá mas o Moreira às vezes tira-me do serio...<BR/><BR/>concordo com a opnião do JF , mas acho ke os milhoes eram bem investido numa linha Porto / Vigo, dizem ke essa hipotese ficou completamente de lado após o debate , eu só gostava de saber porke<BR/><BR/>kando a gente não se esforça para participar depois arrepende-se... os debates deviam ser de manha essa é ke é essaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140460101174799052006-02-20T18:28:00.000+00:002006-02-20T18:28:00.000+00:00Caro amigo João,já aqui escrevi umas poucas de vez...Caro amigo João,<BR/>já aqui escrevi umas poucas de vezes sobre esse entendimento das contas do estado que estabelece a directa comparação com as nossas casas. Não, não é como em nossas casas. A dimensão e complexidade da despesa do estado não podem ser vistas à luz do vulgar gasto doméstico. Portanto, gasta-se sim dinheiro em coisas que não são absolutamente necessárias, sendo que a questão está no "absolutamente necessa´rio" e não no gasta-se dinheiro.<BR/>Mais, não me estou a referir a estes casos da OTA e do TGV. Desculpa lá, mas é que esse tipo de frases tem tendencia a ficar no ouvido e a ser muito apelativas para o cidadão mais comum. É com frases dessas que os populistas conquistam a populartidade. Lembra só isto; Nem mais um tostão para aeroportos enquanto houver um portugues com fome.<BR/>E a saúde publica, temos a certeza que era absolutamente necessária?<BR/>E os voos espaciais, temos a certeza que eram absolutamente necessários?<BR/>E a roda, temos a certeza que era absolutamente necessária?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140459595432916462006-02-20T18:19:00.000+00:002006-02-20T18:19:00.000+00:00Amigo Moreira,tenho que defender a amiga incoerent...Amigo Moreira,<BR/>tenho que defender a amiga incoerente. ela sempre disse que não podia sair à noite.<BR/>Portanto, para saber o que se passou no debate tem que recorrer a meios menos fidedignos. Haja tolerancia.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140459171098283252006-02-20T18:12:00.000+00:002006-02-20T18:12:00.000+00:00Já quanto ao TGV tenho mais dúvidas (e fiquei com ...Já quanto ao TGV tenho mais dúvidas (e fiquei com as mesmas depois do debate).<BR/><BR/>Não tenho a menor ideia do potencial para transporte de mercadorias mas já no transporte de pessoa tenho dúvidas enormes: alguém vai a Paris de TGV com vôos aos preços de agora? Mesmo Madrid tenho dúvidas.<BR/><BR/>E justifica-se gastar todos estes milhões para ter o Porto-Aveiro-Coimbra-Lisboa em 1h30?<BR/><BR/>Já para não falar no facor de haver países (Alemanha, Japão) que já estão numa tecnologia da geração seguinte.<BR/><BR/>JFAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140458926555343362006-02-20T18:08:00.000+00:002006-02-20T18:08:00.000+00:00AM,Se querer perturbar a troca de comentários, e s...AM,<BR/><BR/>Se querer perturbar a troca de comentários, e sem pretender discutir o que se passou no Ateneu (muito fracote), tenho todo o gosto em responder à sua pergunta, com aquela que me parece ser a resposta óbvia.<BR/><BR/>P - Qual é a Alternativa que recomendam (se é que alguma recomendam)?<BR/><BR/>R - Não gastar o dinheiro que não se tem em coisas que não são absolutamente necessárias.<BR/><BR/>Foi assim que eu fui educado e é uma regra que se aplica muito bem à "coisa pública".<BR/><BR/>O homem da ANA tentou essa linha de argumentação: se não se gasta nisto os fundos da CEE vão para outro lado. Mas nestas coisas, que mexem com dinheiros que vão ser pagos ao longo de décadas e - ponto determinante - vão condicionar fortemente gastos noutras áeras, deve fazer-se pela necessidade e não pela oportunidade.<BR/><BR/>Há um aeroporto em Lisboa, certo? Segundo o homem, já recebe 10/11M de pessoas e pode chegar aos 15/16M. Está aqui a sua resposta: não façam nada e usem o que têm. Daqui a 15 anos a procura chega aos tais 15/16M? (note-se que é um crescimento "só" de 40%...) E qual é o problema? Só vejo vantagens: poupa-se uma pipa de massa e não se incentiva o permanente crescimento da capital megalómena e a desertificação do resto do país.<BR/>Cumpmntos.<BR/>JFAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7539778.post-1140458503582192062006-02-20T18:01:00.000+00:002006-02-20T18:01:00.000+00:00mas vou lá onde? a minha opinião é sobre a sua opi...mas vou lá onde? <BR/>a minha opinião é sobre a sua opinião redutiva e não sobre o debate, a sua opinião esta aki, não esta lá<BR/><BR/>e se não se ker sujeitar a uma resposta vede os comments <BR/><BR/>so lhe perguntei ironicamente se teriam falado algo sobre o TGV Porto Vigo<BR/><BR/>depois dei-lhe a opinião sobre o seu post e justifikei, não lhe fiz ofensas gratuitas<BR/><BR/>não percebo por ke esta tão irritado , ofendi-o?<BR/><BR/>o Moreira desculpe mas cumpri as regras, limitei-me a fazer uma avaliação pessoal e redutiva do seu discurso<BR/><BR/>esta chateado? <BR/>então keira desculpar , nunca foi minha intenção, sempre pensei ke iria rebater os meus argumentos, com outros argumentos mais validos ke os meus<BR/><BR/>Mais uma vez desculpe é ke não sou jornalistaAnonymousnoreply@blogger.com