terça-feira, junho 09, 2009

O falhanço das sondagens

 

Já tudo começa a perceber, e a escrever, que as sondagens não falharam tanto assim. De facto, em relação aos 5 maiores partidos, em geral os institutos estiveram próximos dos resultados do PSD, do Bloco, e do PCP. Falharam redondamente em relação ao CDS que é o que já costuma acontecer e falharam clamorosamente em relação ao PS que é a verdadeira novidade.

Curioso como em relação ao PSD a média das sondagens corresponde mesmo mesmo à votação obtida. Sondagens pré-eleitorais, claro.

A estranha disparidade das previsões de voto no CDS é algo que nos escusamos de comentar. Já ouvimos e lemos todo o tipo de justificação, desde o eleitorado idoso ao eleitorado tímido, desde as casas sem telefone fixo à enorme dificuldade de contactar “os ricos”. Nada disso parece ser justificação suficiente.

Quanto ao PS, e neste cenário, há que tirar as devidas ilações. O resultado foi uma clara manifestação de descontentamento por parte do eleitorado. Certamente houve muitos inquiridos das sondagens (pré-eleitorais) cuja intenção de voto seria no PS, partido em que se revêem e no qual costumam votar. Certamente também, esses milhares de eleitores entenderam deixar um sério aviso ao governo.

Sem comentários: