segunda-feira, junho 08, 2009

finalmente…

…tempo e um computador para escrever!

RESCALDO DAS EUROPEIAS

Em primeiro lugar, os parabéns aos vencedores:

- Manuela Ferreira Leite

Consegui o inimaginável. Sozinha contra quase todos (principalmente os do seuManuela_Ferreira_Leite próprio partido, incluindo aqueles que a puseram lá) tirou o PSD do seu papel residual no cenário politico português e elevou-o a alternativa de poder. Não restam duvidas, há que reconhece. Para além disso a “Politica de Verdade”, enquanto estratégia, foi mais inteligente do que inicialmente parecia, já que resistiu à mentira.

A ideia de ser governado por esta senhora é qualquer coisa de arrepiante, mas há também algo de interessante na forma como sai por cima. É que apesar de sermos adversários, nunca gostamos das alusões infelizes à beleza e idade da senhora e gostamos ainda menos de ver estrangeiros a gozar com os nossos representantes políticos. Soube colocar o seu discurso no estreito intervalo que restava (já que programa não tem) e o eleitorado foi sensível. Tem mérito.

- Paulo Rangel

Quanto a nós, um triste vencedor! Perdeu quanto tinha de credível, para um discurso demagógico e mentiroso, para o qual resvalou com demasiada facilidade. É certo quSozinho 3e não é fácil fazer uma campanha sozinho, praticamente abandonado pelas estruturas do partido, mas ainda assim, há limites abaixo dos quais não devia ter  descido. Uma grande desilusão. Valeu o discurso de vitória onde mais uma vez revelou a inteligência que lhe conhecemos. Pena que tenha mostrado ao longo da campanha uma tão grande tendência para o oportunismo. Será que aprendeu com Durão Barroso? Quer bem parecer que sim.

 

- Bloco de Esquerda

Não merece parabéns. A falsidade nunca merece parabéns. Talvez a excepção seja mesmo a Ana Drago que emprestou alguma dose de genuinidade e inteligência, conseguindo capitalizar muitos votos.

 

- CDU

A CDU está de parabéns. Assistimos na rua ao enorme esforço de mobilização e isso, numa sociedade algo apática é sempre de assinalar.

 

- CDS

Conseguiu resistir, mas mais do que isso conseguiu provar que tinha razão quanto às sondagens em Portugal. De facto algo de muito estranho se passa com as empresas de sondagens.

 

 

 

a seguir, os perdedores:

- Sondagens

Deveria ficar para a história este momento eleitoral em que todas as sondagens falharam. como se presume que tão grandes e bem distribuídas amostras de eleitores não estarão a mentir quando inquiridos, então só pode haver algo de muito errado.

- PS

Foi uma derrota significativa, sim senhor. O PS terá que a assumir e reflectir sobre o que correu mal. Pela nossa parte não deixaremos de o fazer também aqui neste Blogue.

 

Considerações

- Avanço da direita

Muito preocupante. De facto, em plena crise do neoliberalismo a direita liberal ganhou um pouco por toda a Europa. Este fenómeno sociológico tem que ser estudado. Todos os governos socialistas foram penalizados enquanto que os governos de direita foram menos.

- Recuo do Bloco Central

Interessante resposta do eleitorado perante a eventualidade do Bloco Central. O eleitorado não aparenta rever-se no Bloco Central. Isto significa novas dificuldades para o Partido Socialista, mas também para o PSD. No futuro breve teremos que contar com mais opções governativas do que aquelas que se tem verificado até aqui.

- Protesto

Existem fortes razões para o Partido Socialista entender e interpretar estes resultados como voto de protesto face à sua governação. Isso é verificável mesmo na comparação dos resultados com as previsões das sondagens. é que em abono da verdade as sondagens não falharam assim tanto nos resultados do PSD. Falharam foi nos resultados do PS. O que pode querer dizer que o eleitorado PS continua PS, simplesmente não foi votar por descontentamento. Ao contrario dos restantes eleitores que não só responderam aos inquéritos como foram votar. Subsiste a duvida em relação ao CDS.

Conclusões

O ponto a reter parece ser a governação do PS e a forma como se apresenta ao eleitorado. Quase todo o resto era expectável.

Sem comentários: