terça-feira, abril 28, 2009

A Entrevista de MFL

Como não podia deixar de ser, em tempos de crise, e de crise sobre a crise, e de crise para além da crise, e de sempre em crise, o 25 de Abril serviu de pretexto para uma série de aparições (veja-se o ressurgimento do SEDE) e factos políticos que começam a tornar-se relevantes em ano de eleições.
E assim, de uma assentada tivemos entrevista com o Primeiro-Ministro, Discurso do Presidente (entre muitos outros) e ontem, mais uma entrevista com a lider do PSD, até ver o principal partido da oposição.
Infelizmente não serviu para quase nada, a entrevista, isto é, não ficamos a saber nada de novo e apenas confirmamos o que já sabíamos; que o PSD continua sem rumo e não se apresenta como alternativa credível a coisa nenhuma. O sempre disponível Augusto Santos Silva não tardou a comentar o desnorte.

Logo a abrir ficou clara a nova estratégia de marketing politico; quanto mais distante da ideia de PARTIDO melhor. Esta temática vai dar pano para mangas este ano eleitoral.

Seguiu-se a trapalhada dos casamentos (que é como quem diz, alianças e coligações) de onde saiu a já celebre frase aqui reproduzida e o respectivo desmentido. Sem comentários!
Parece que vão acontecer alguns divorcios nas coligações autárquicas com o CDS. Nada de concreto; esperemos para ver.

Como já sabíamos, o PSD não é contra investimentos, mas é contra investimentos “megalomanos” que “sequestram o futuro”; isto é, é contra os investimentos que no passado recente aprovou, mas já é favor dos investimentos em escolas, processo da exclusividade deste governo. MFL justifica estas opções com a conjuntura, segundo ela muito diferente da que tínhamos há seis anos. Então há seis anos o país não estava de tanga? E com um défice estratosferico? Então nessa altura a conjuntura era boa para aeroportos e tgv’s, agora que as contas publicas estão controlados, permitindo até alguma folga para fazer face à crise, a conjuntura não permite. E a senhora justifica com o endividamento, assim para parecer séria e sabedora, imagem de si própria que muito lhe agrada.
Acontece é que se a justificação é o endividamento, que de facto aumentou (e de qualquer forma se paga sempre com o orçamento do estado, do qual decorre um défice) das duas uma, ou se investe porque há margem ou não, porque não há.
Ora ela diz que há, porque defende a recuperação das escolas e uma recuperação à rede de linha férrea nacional e ainda investimento na recuperação urbana, etc.. Então, se há, trata-se apenas de opções politicas, opções essas com as quais há bem pouco tempo concordou e segundo diz, até com orgulho. Conclusão, todo o discurso sobre investimentos públicos é apenas e só retórica de oposição em vésperas de eleições.
É neste ponto, que por trás de toda a capa de seriedade se percebe que de facto a senhora não está de forma séria na politica. E tambem não está de forma inocente nessa retorica de seriedade e na cavalgada contra os investimentos publicos. É que para os mais atentos não passou despercebida a alusão à possibilidade de os grandes investimentos em transportes potenciarem a fuga dos centros de decisão para Madrid; isto é, no fundo, MFL prefere fechar o país. Há ou não há um “orgulhosamente sós” por trás disto?




6 comentários:

Planetas - Bruno disse...

Gostei! este blog passa a integrar a coluna direita do meu estámine.
Abraço

Anónimo disse...

O endividamento é colossal e os juros da dívida já superiores ao rendimento do turismo. Por outro lado, estamos no ranking dos países de alto risco, em termos de preço do crédito, o que aconselharia, no período de crise global que atravessamos, a sermos prudentes. Isto é, a avaliação cuidada dos custos/benefícios o que, ou não foi feito, ou não foi revelado. TGV? quando nem somos capazes de pôr os ALFA a andar nem próximo da sua velocidade máxima, fazendo ainda troços a 50Km/hora? Já viram que o rendimento esperado do TGV nem cobre o serviço da dívida? Enquanto não houver competência, honestidade e bom-senso, grave isto, não vamos a lado nenhum. Este país tem que acabar com o chicoespertismo.

fortuna disse...

É uma análise e opção possivel. Sabemos que sim. Mas então não se investe e ponto. Não se inventam investimentos diferentes só porque "colhe" eleitoralmente. Até porque todos sabemos as histórias da linha férrea, não é?

AM disse...

Boa Tarde Daniel e Avelino

Bons olhos os leiam ;-)


AM

Anónimo disse...

anónimo das 12:55:00 PM


Caro anónimo
Por acaso não sabe quantos milhões foram enterrados na Linha do Norte ás ordens de Ferreira do Amaral? Para se ganhar alguns minutos.
Muita parra para dar tão pouca uva.
Jorge Ribeiro

Fortuna disse...

Obrigado António, um grande abraço!