quarta-feira, abril 05, 2006

Armadilha para ursos conformistas


Ele há “blogs” com nomes que não lembram ao diabo.

Mas, principalmente quando vão aqui faltando os “posts” que permitam a discussão, nada como aproveitar o que de bom (excelente?) outros escrevem, para espevitar consciências.

Descobri hoje este “blog”

Quanto lamento não o ter descoberto mais cedo.
Quanto lamento que não seja de prever a saudável leitura e troca de comentários entre os que, tão bem, escrevem nesse “blog” e os (ainda?) militantes socialistas honestos e inteligentes que eu sei que ainda há (e alguns até fundaram e escrevem aqui no SEDE).

Ainda não o li todo e, do que li, não posso dizer que concordei com tudo.

Agora que é, deve ser, uma mais que saudável provocação àqueles que ainda se questionam afinal que raio de “esquerda” é esta que ganhou as últimas eleições e está a governar Portugal, ai isso é.

De qualquer forma aqui fica o “link”, quem quiser que vá lá, que leia, que discorde, que comente, que discuta.


Quem quiser aproveita
Quem não quiser, não ...
António Moreira

31 comentários:

pedro silva disse...

Carissimo antonio moreira AKA sede.
diz-me o meu caro blogeiro que não tinha ainda descoberto o armadilha para ursos conformistas.

é fácil de explicar: usamos uma «camuflagem stealth 2.0 - esquerdamoderna thunder» - o ultimo modelo e torna-se por isso dificil que nos encontrem.

Além disso o caro antonio moreira já viu que estava bem descansadinho da vida e agora encontrou-nos?
Olhe boa sorte e fuja enquanto é tempo...

cãorafeiro disse...

ainda vem a tempo, os nossos arquivos estão abertos a quem os quiser vasculhar.

naturalmente que acho espantoso que um blog chamado armadilha para ursos conformistas, e que é escrito por um cão rafeiro e um humano suburbano consigam atrair alguém. nós bem nos esforçamos por manter os inconformistas à distância...
enfim, há esperança para o mundo!

agradeço-lhe o simpático post. espero que os nossos artigos lhe dêem que pensar. não espero que lhe agradem, porque não escrevemos para agradar, e muito do que escrevemos não nos agrada sequer a nós, mas o que há-de fazer-se?

escorpiaotenhoso disse...

Amigos,

Descobri a Armadilha Para Ursos C há algum tempo, e tornei-me rapidamente cliente...

É muito saudável escrever e ventilar situações e ideias, com o rigor e a qualidade de PS (Pedro Silva...) ou do Cão Rafeiro, que de certeza apresenta um finíssimo pedigree clasndestino...

Por mim sou cliente

De V:Excias,

A Bem da Nação,

ESCORPIÃO TINHOSO

maloud disse...

Já conhecia. Questiona algumas "certezas". Às vezes é perturbante. Não dá, para quem precisa de psi. É pena.

AM disse...

Caríssimos PS e CR

Foi um prazer conhecer o V/ blog e será um prazer se , volta e meia, vierem aqui ver o que se escreve (quando se escreve....) e questionar os co-autores aqui do SEDE, esses sim militantes do PS e, assim, aqueles que mais podem ter a ganhar com os vossos "abanões"

AM
(PS- apenas usei o "login" de SEDE para efectuar algumas lamentáveis limpezas...)

AM disse...

Caro ET

Vá passando por aqui, que eu decerto não deixarei agora de também passar pela armadilha

AM

AM disse...

Estimada Maloud

O que não dá é frequentar locais só frequentados por "certinhos" ......

Fiquei bem contente por encontrar um sítio que me permite verificar que não sou eu quem precisa de psis, ou pelo menos, se for, não sou só eu :-)

AM

pedro silva disse...

Caro am

Tá bem , você lá sabe porque é que quer que nós venhamos até aqui dar na cabeça aos militantes co -autores...
e veamso passando...

AM disse...

Caro Pedro

Como disse no corpo do post que publiquei, existem também "militantes socialistas honestos e inteligentes" e acrescentei "alguns até fundaram e escrevem aqui no SEDE".

Tenho o maior respeito pelos meus co-autores deste "blog", respeito pessoal, intelectual e político.

É por isso que debatemos as nossas discordâncias e com isso eu ganho e (espero) eles também.

Pelo que li no V/ "blog", todos teremos a ganhar se a discussão puder ser mais alargada.

Damos na cabeça uns aos outros :-)

AM

rb disse...

Também já conhecia estes blogueiros, desde os tempos do Quadrado, blog de apoio ao Alegre, no qual me iniciei nestas lides, naltura usando o meu outro "nick" - mais sério: Ricardo. Eu apoiava o Soares e levava na cabeça de quase toda gente, incluindo do Cão rafeiro e do Pedro Silva. Sobretudo do CR, com quem mais me cruzei em comentários, embora muitas vezes discordando, tenho a enaltecer a sua escrita criativa e bem fundamentada e a elevação do debate que sempre defendia.
Bloguem hajam a todos!

pedro silva disse...

Caro AM

"""militantes socialistas honestos e inteligentes"""

Espécie em vias de extinção?
Existem mesmo?

AM disse...

Caro Pedro Silva


""""militantes socialistas honestos e inteligentes"""

Espécie em vias de extinção?
Existem mesmo? "

Que existem, existem, :-)

Eu já vi e "andam por aqui" :-)

Não sei se estão em vias de extinção e, sinceramente, espero que não :-)

Espero aliás que estejam em idade fértil e se reproduzam que bem falta fazem, quer ao PS, quer ao país.

Abraço
AM

pedro silva disse...

am

sabe caro AM tenho muito má opinião do médio militante socialista.
Do que tenhoconhecido na blogosfera o militante médio do ps é muito mau e extremamente acrítico.

já para não falar de "confuso", contraditório,"a acreditar no pai natal" completamente dogmático e seguidista da direção actual.

É bastante estranho que o militante socialista -para mim - ainda acredite que guterrs foi um bom prmeiro ministro,que sampaio foi um bom presidente da republica..enfim mitologias de esquerda comtemporanea

olhe se já leu ou terminou de ler os "archives" do armadilha ja´sabe o que eu penso de sampaio e já sabe o que eu penso da mitologia socialista em relação a muitas coisas.eu e o cãorafeiro - meu parceiro de blog.

Somos de esquerda mas estamos profundamente descontentes com o estado das coisas.
e quando leio coisas escritas por militanets socialistas só vejo ignorancia ,verborreia , desconhecimento histórico de coisas básicas ,etc.
não quer com isto dizer que eu sei tudo(ou o cão rafeiro) e estou muio bem preparado,mas é confrangedro ver militantes socialistas a citarem obras que são um ataque à esquerda democrática e esses mesmo militanets por exemplo citarem-nas como exemplos de appoio à esquerda democrática.

Ou a citarem autores clássicos fora do contexto em que estes escreveram e viveram.

Ou a defenderem neoliberalismo económico e a dizerem que o que estão a defedner é socialismo

Ou a terem opiniões acerca da autoridade do estado completamenet idiotas.

e vou parar por aqui senão estava aqui até amanhã...

cãorafeiro disse...

1- ESCORPIÃO, obrigado pela solidariedade animal...

2- MALOUD, compreendo o que quis dizer e ate já me inspirou para um novo texto. desconfio que a maloud não precisa de psi, precisa apenas de se olhar ao espelho e de voltar a acreditar que tem valor por si mesma. não é fácil. até há um ano atrás, eu era incapaz de mostrar a alguém o que escrevia. AS MULHERES DESTE PAÍS PRECISAM DE COMEÇAR A ABRIR OS OLHOS PARA O FACTO DE QUE SÃO SISTEMATICAMENTE DESVALORIZADAS PELA ORDEM SOCIAL DOMINANTE. e que isso não acontece por acaso. querem-nas boazinhas, porque são as mulheres que aguentam os cavalos quando algo corre mal, e convém que elas não tenham a noção das suas capacidades.

quanto a mim, não preciso de psi, mas tenho plena confiança no meu veterinário, o Doutor Girão Bastos, o melhor veterinário de portugal e arredores. e até agora ele não notou nada de errado comigo. tenho as vacinas em dia, e só ocasionalmente é que sou afligido por pulgas.

3- AM: na faculdade conheci o lider da JS local. uma das primeiras coisas que fez questão de me dizer foi que era de origens humildes. como se isso fosse relevante. dias depois, estava eu com um amigo, um amigo queque, que lhe idde, tu és da JS, que eu já te vi em acções decampanha de bandeira ao ombro. o JS ficou assim meio envergonhado e o meu amigo disse, eu até costumo votar no PS. O JS ficou abismado.

a mentalidade dos militantes socialistas abaixo dos 40 é de uma falta de consistência ao nível das ideias políticas, e de uma ignorância sobre o que é a esquerda democratica que a mim me aflige.

os mais velhos são mais sólidos, mas sentem-se aprisionados por dívidas de gratidão.

claro que há muito quem não seja assim. e e pude constatar isso na campanha de manuel alegre, sobretudo numa fase em que dinheiro não havia nenhum, mas isso era compensado pela abnegação das pessoas que acreditavam no que estavam a defender.

se já foi ao arquivo de janeiro, terá visto os meus textos sobre isso, tambem publicados no blog alargar a cidadania.

ATENTO: de facto, os nossos debates no quadrados eram marcados por uma certa agressividade argumentativa, mas eram debates leais. porque sabiamos que além do que nos dividia, também havia muita coisa em comum.

cumprimentos a todos.
cão

AM disse...

Caros Pedro e Cão

Ainda não tive ocasião de ler todo o arquivo do “armadilhas”.
Deduzo que não terão tido a pachorra para ler o arquivo nem do SEDE nem (muito menos) do PROVOTAR (meu anterior blog individual).

De facto quando afirmo que existem "militantes socialistas honestos e inteligentes" não estou a falar de mim que apenas me posso gabar (e gabo) de ser honesto, mas não sou militante socialista, antes (se tenho que ser definido) militante abstencionista.

Compreendo e partilho a V/ aversão e até desprezo pelo “militante socialista médio” mas este não é menos (nem mais) que o militante médio de um qualquer outro partido ou seja que o “português médio”.

E já agora, desculpem a (involuntária) ofensa, mas não tenho o mínimo respeito por Manuel Alegre, nem, naturalmente, pelo que foram os seus apoiantes “médios”

Se consultarem os arquivos lerão o que escrevi sobre isso, mas foi água que já passou…

Agora o que é um facto é que “isto assim não vai lá” mas “à bomba” também não!

Então o que se faz para tentar influenciar?

Eu aceitei o convite destes “militantes socialistas” e vim para aqui escrever.

Tento influenciá-los e influenciar os outros que “andam por aí”, que nos lêem “às escondidas” sem saber que tem “o rabo de fora”.

Naturalmente que sou também influenciado (e ainda bem) pois se quero que “aprendam” comigo, quero também, em troca, “aprender” com “eles”.

Como (afinal) eu também sou inteligente, e eles também, eu aprendo o que quero…

Eles também!

Agora que descobri a vossa “Armadilha” vou também “aprender” lá :-)

Um abraço
AM

Angie disse...

Nada mais reconfortante do que descobrir um link para um submundo (super-mundo?) real, feito de oficiosidades.
O que li sobre o PS aplica-se em toda a linha às outras espécies partidárias.
O fenómeno é absolutamente transversal.
E por muito que custe a muita gente, cada vez mais a "divisão de águas" é feita, não pela bandeira da cor política (como ingenua e romanticamente todos vamos pensando) mas pelo ser ou não ser da máquina, qualquer que ela seja.
Chocante?
Mas verdadeiro.
Afinal, só há 2 lados:
- Num, os que sufragam. Noutro, os sufragados.
Estão eles e estamos nós cada vez mais juntos em cada um dos 2 sítios, mas ainda não reparámos.
Ai quando repararmos.......
(muito gostava eu de vos ouvir sobre o "causanossa"!)

maloud disse...

Angie,
Nunca vamos reparar,porque, quando chega o momento do voto, lá vamos nós {eu vou sempre} votar utilmente.

Cãorafeiro,
Escreva que eu vou ler. Depois digo-lhe.

pedro silva disse...

CARO AM

Militantes socialistas: não partilho da opinião de que estão ao mesmo nível de que os outros militanets de outros partidos.
Parecem-me superiormenet piores . digamso que a qualidade má é mais qualidade nos militantes do ps do que nos outros.

Parecem-me militantes completamente estagnados ,parados no tempo, mentalmente entorpecidos e sem a minima ideia do mundo real.

O caro AM também me disse que ia ao blasfémias. Também já frequentei e deixei de comentar lá ,por razões queagora aqui demorariam muito a explicar.
No entanto, aquele blog é uma revelação pela seguinet razão:deveriam ser em blogs "socialistas" ou do psd que devria estar o grosso dso comentadores e não estão.
a questão é porquê?

E para mim é porque as pessoas do ps médias e não só, nada tem de qualidade,de real qualidade politica ou outra.

O seguidismo acritico ,a mentalidade de rebanho tem uma qualidade extra nos militanets do ps na blogosfera e também na esquerda em geral.
Péssimo.

Fiquei estupefacto e absolutamente desiludido pela primeira vez em que me apercebi desse facto.

em segundo na minha rgumentação surge ainda o seguinte: não basta existirem pessoas honetas e trabalhadoras e sérias.
isso arranja-se m todos os partidos.
o que é preciso é que as pessaos acma de tudo não sejam ingenuas e nãose deixem enganar.
Os militanets do ps deixam-se enganar e ... gostam.

Outra coisa ,caro AM ,só para o elucidar: nunca fui censurado em nenhum blog de direita em que escrevesse ou no neoliberal blasfémias, só para dar um exemplo.

Em "bons"(digo isto com ironia,obviamente") blogs socialistas já me apagaram comentários.
ao cão rafeiro idem idem aspas ,aspas.
A outras pessoas de outras areas politicas opostas ao ps,a mesma coisa.

Portanto a actual situação para mim não me agrada .soude esqueda mas não voto desde 1996 -vote sampiao(se o arrependimento matasse...) e não voltarei a votar enquanto não vir um certo estado das coisas reetabelecido.

E digo-lhe mais: se mario soares fosse a votos com cavaco na segunda volta eu iria lá votar e era em cavaco - personagem que eu não gosto nem um bocadinho.

Porque não suporto tretas e fraudes na maneira de fazer as coisas.
Isto independetemenet comoo caro AM revela as pessaos que estavam na campanha de alegre não serem d ejeito.

Agora o simpls facto de no ps as pesoas pensarem - sequer -que soaresera um bom candidatro em 2006 só explica a loucura geral de ignorancia em que aquele partido está.
olhe remeto-o para janeiro noo archives do armadilha - perceberá porquê.
e aconselho um de cavaco que lá est´- a campanha eleitoral de cavaco - que é bem exemplificativo do que cavaco fez.


NOTA APARTE:Ooão rafeiro apoiou o M.alegre;eu ,pedro silva não apoei ninguém - não fui votar.


Nota aparte 2: não leia que o armadilha não vale nada.

pedro silva disse...

ANGIE:

Se o comentário do causa nossa era para nós,(cãorafeiro e pedro silva) devo dizer que não frequento.

Considero o sr vital moreira- a verdadeira cara daquele blog- do pior; um neoliberal disfarçado que s epassou de onde se passou parao lado quase oposto.
Os fretes ao partido socialista e ao actual governo são constantes.

É precisamente daquele tipo de coisas a fazer política a que não se deve ligar...

pedro silva disse...

NOTA APARTE PARA TODOS:

O armadilhapara ursos tem como objecyivo desmontar e descodificar certas situações.

Com o melhor que o cão rafeiro e o pedro silva conseguirem fazer.
Em relação a todos os assuntos e não só política.

rb disse...

A critica destrutiva é fácil e está na moda, mas não vejo sugerir alternativas. O que é preciso são contributos positivos, porque de contrário só se agrava o estado depressivo e desconfiado que o país (sempre) vive(u). É certo que a democracia não é um sistema perfeito, pelo contrário, tem imensos muitos defeitos e pecados, bem graves. A política é feita por homens e não por máquinas ... No entanto, todos reconhecerão que a democracia é um mal menor. Ora, se é verdade que o governo actual padece de muitos dos males do costume, também deve reconhecer-se que tem feito algum esforço no sentido de mudar alguma coisa, de abanar o sistema. E também que o PM é alguém com capacidade de decisão, com ânimo e condições para tal. Só por isso, e porque de nada adianta andar constantemente a lamnentar-mo-nos, o governo tem o meu apoio e, naturalmente, quando é preciso, a minha critica ... construtiva.

Angie disse...

Pedro Silva:
Como dizia o António José de Almeida, só os burros é que não mudam de opinião ( e não que ele tenha sido em si um exemplo da integridade que gostaríamos de ver nos políticos).
Mas o Vital Moreira, para além de ser um homem superiormente inteligente, é das pessoas que mais me desiludiu pelo seu percurso, e não cabe no beneplácito da frase citada, no seu melhor sentido.
Fui aluna dele em 75/76.
Era o comuna de serviço: autoritário, arrogante, vaidoso e ansioso de protagonismo.
As suas virtudes intelectuais eram patentes e indiscutíveis: tão indiscutíveis que passou como aluno as "malhas" do antigo regime, publicou a sua tese "A ordem jurídica do capitalismo" patrocinado pelos "ogres" catadráticos da situação e foi ao fim e ao cabo apadrinhado q.b. pelos intelectuais com ideias opostas, que contudo lhe reconheceram os méritos académicos ANTES do 25 do 4...
Resultado? Foi dos mais acesos defensores do saneamento dos seus patronos (sobretudo o que mais o apoiara, Afonso Queiró).
Assisti a isto tudo com a curiosidade dos meus 19 anos de caloira, sem escolha partidária.
Mas ia pensando, com o andar dos anos e os meus botões, que os ditos comunas, para além de tiranizarem a escola, no fundo sofriam dos excessos devidos a 1 longa opressão.
E o que me reservou o dito senhor? Surpresa das susrpresas: passagem com armas e bagagens para o PS, quando o PC já "dera"! Sempre na crista da onda, na crista dos comícios, na crista da nata política.
Contudo, os vícios de carácter continuavam iguais: não esquecerei nunca 1 comício do PS em que o senhor vociferava do alto do palanque os maiores impropérios acerca do adversário nº 1 da altura (Fernando Nogueira) dizendo sobre ele as coisas mais incríveis enquanto académico! Repito: não enquanto político, mas enquanto académico. E eram colegas de faculdade...
Políticos assim, não.
Mas estes são os tais "sufragados", os escolhidos, cujas sinecuras o povo vai eternizando nos votos, sem olhar a quem.
Nota final: no Causa Nossa não pontifica só ele: não se esqueça da M. Manuel Leitão Marques, presidente da UCME, rsponsável pelo trabalho que desembocou na reestruturação da adminisração central. A não subestimar. E do mesmo género.
Têm todos 1 nota comum e isso é o que mais destrói a possibilidade de afirmação da sociedade civil sobre a política, porque interfere sistematicamente nas relações pessoais e de trabalho: um ressabiamento tremendo, um qualquer desejo de punição feito de preconceitos acumulados (eles, os arautos da abertura...)que lhes retira toda e qualquer possível isenção.
Nesta matéria, peço desculapa se ofendo alguém: mas não há como a esquerda oficial para personificar tamanhos complexos.
Por estas e por outras, é que os espanhóis vão à frente.

rb disse...

Quer dizer, então não há nada, nem ninguém neste meu pobre país que se aproveite, pelo menos na política. Está tudo perdido. Vou emigrar. Para onde ?...
S1obre o VM, queria dizer, que, apesar da sua vaidade (isso é verdade), nutro por ele uma profunda estima e simpatia, embora a minha opinião esteja inquinada pelo facto dele ser amigo de família que tenho em Coimbra. Seja como for, sempre leio com prazer o blog CN, sobretudo os posts curtos, claros e quase sempre correctos do VM. Quer-me parecer, no entanto, que vem perdendo alguma capacidade de criticar o PS. É da idade ... Tem uma capacidade de trabalho inesgotável (é ver a hora a que ele faz os posts, antes está a trabalhar) e é duma inteligência e conhecimento muito acima da média. Sem dúvida, um notável da nossa democracia.

pedro silva disse...

Cara angie

vital moreira em 75

"Era o comuna de serviço: autoritário, arrogante, vaidoso e ansioso de protagonismo.

Vital moreira em 2006

Era o neoliberal socialista de serviço,arrogante,vaidoso e ansioso de protagonismo.

Os mesmos defeitos, o mesmo vital moreira, partidos diferentes.

quanto ao causanossa: não frequento, não me interessa, não tem nada que blog deva ter.
Segui esse blog até determinada altura,mas depois começou-me a cansar a lambe botismo ao ps na oposição, as criticas idiotas feitas ao barrosismo, a defsa de portagens em autoestradas ,por parte de um funcionário publico principescamente bem pago numa facudade publica que já foi comunista e agora está no ps...

pedro silva disse...

Caro atento:
continue assim a seguir acriticamente o actual ps que vamos longe.

Voçê é daquelas pessoas que não aprendeu nada com o fracasso da candidatura de mario soares.

E agora continua a achar que sera com vitais moreiras e coisas do mesmo estilo que se irá a algum lado?

Olhe nem sequer é preciso ser genial para perceber o seguinte: o governo socrátes vai falhar em toda a linha e irá contribuir para continuara destruir a ideia de esquerda na sociedade.

Daqui a 3 anos ou leva uma trepa leeitoral das antigas ou ganha com minoria ouque ainda será pior ;e depois preparaem-se para passar 8 ou 12 anos na oposiçãoa tornarem-se cada vez mais irrelevantes e a destruirem a ideia de esquerda democrática na sociedade.

Para mim - como cidadão - para isso não contam.
Critico o actual governo porque para mim o actual governo é neoliberal.
ponto final paragráfo.
Não é de esquerda; nem sequer sabem o que isso é.

O que as pessoas do PS parece estarem à espera é que o governo privatize completamente a educação e o SNS para finalmente, acharem que existem alguns indicios, tenûes, quase invisiveis de que , pode ser que, aquelas pessoas que dizem que o governo é neoliberal até talvez tnham razão...

E de facto concordo consigo:no estado actual das coisa não existem alternstivas.
É a culpa principal disso é do PS.

Cheio de militantes que acreditam no pai natal,que se recusam a mudar de ideias que ainda vem dos naos 60, mas quando mudam apenas mudam para o neoliberalismo económico?

se eu quiser neoliberalismo económico voto nos partidos originais:cds-pp e psd.

Agora ...clones de pseudo esquerda socialista isso é que não.

rb disse...

E o que é ser de esquerda, diga-me lá Pedro Silva? É manter o Estado exactamente como está, com o sistema de educação, saúde, justiça, segurança social, etc., a rebentar pelas costuras, e esperar que quem vier a seguir feche a porta.
Esclareço que nem sou militante do PS, nem sou acrítico deste partido. Não me limito é a critica meramente destrutiva, que é mais fácil e mais cómoda.
Digamos que neste momento o PS é o melhor que se pode arranjar. No entanto, lhe digo já que prefiro Sócrates a Gueterres. De longe.
Eu não aprendi nada com o fracasso da candidatura de Soares? Olhe que se calhar ela serviu para vincar os poderes presidenciais, na óptica que julgo ser a adequada - magistratura de influência. E o Pedro Silva, aprendeu alguma coisa com a abstenção - cómoda posição, mais uma vez?

pedro silva disse...

Caro atento:
ser de esquerda é:

manter o SNS e pô-lo a funcionar.

Ter um serviço público de educação cono deve ser e não a actual bandalheira.

alterar o sistema autárquico, reduzindo para metade ou menos de metade as freguesias e os municipios

desincentivar a escola privada,quer no superior, quer no secundário

fazer existir mesmo laicidade do estado na sociedade e não esta bandalheira.

Portagens em empresas estatais e não em concessões para chico espertos

impostos cobrados a grandes empresas com taxas correctas e não a bandlheira que se vê em que existem empresas a pagar 40% e outra a pagar 12%

etica publica no governo.


redução do numero de deputados,fim da regionalização,redução das jurisdicões do estado e dos niveis de resolução de conflitos.

justiça a funcionar e não como se faz actualmente emq ue a maior parte dos conflitos estão a ser passadospara serem resolvidos entre privados onde a força d eum dos privados é sempre superior.

E acima de tudo que não nos andem a entreter com "medidinhas" como otabaco ,o álcool e do mesmo e estilo fugindo a resolver as questões quedevemser resolvidas.

Já vi isto no governo guterres e já estou farto.


e quanto a abstenção está errado. eu não vou sequer lá votar.
Não aceito legitimar um sistema através do meu voto,que dá origem a políticos que uma vez no governo parece que estão em piloto automático.
Mas que emerda é esta agora de me convidarem a votar para que eu d~e opiniões acerca de assuntos que já estão resolvidos quer eu vote no partido A ou vote no partido B?
porqu eé a economia que os controla?
Nesse caso não se façam eleições. Se me vem perguntar para eu dar opiniões acerca de assuntos que já estão previamenet definidos ,isso é que não.

exemplo: regionalização.
faz-se primeiro uma divisão adm em 5 zonas e depois pergunta-se as pessoas se concordam com isso?
lamento muito mas isso não é democracia;é impor factos consumados.
Como não compro factos consumados não vou votar.
Estou farto de ser feito de otário para defender uma ideia de democracia que é tudo menos democracia. e pior ,é ver o principal partido que diz que é de esquerda a ser sempre o priemiro a fazerataques totaltários À democracia mal chega ao poder

Exemplo: chip de dados do ciaddão.
se fosse o psd a fazer isso levantava-se um clamor ;como é o ps a fazer isso está tudo bem???
Lamento muito mas não compro esta maneira de fazer as coisas...

AM disse...

O facto de um post a anúnciar o interesse de um outro blog já ir em 26 comentários, ultrapassa todas as minhas expectativas.

Eu entendo que não estarmos de acordo é excelente.

Mais
Entendo que não estarmos de acordo e estarmos disponíveis para discutir o que nos separa, a nossa perspectiva diferente sobre os problemas é ainda mais excelente.

O facto de isso estar a acontecer aqui no SEDE, lembro, um blog fundado por militantes socialistas, é, para mim, motivo de grande satisfação.

Vem reforçar a minha convicção de que faz falta um local aberto ao debate entre pessoas de espírito aberto, quer sejam ou não militantes do PS ou de outros partidos, quer estejam mais à "esquerda", mais à "direita", mais à frente, atrás, acima ou abaixo.

Desde que estejam de boa fé e não cheirem mal dos pés...

Obrigado a todos

Vamos continuar por favor.

AM

cãorafeiro disse...

am:

Deduzo que não terão tido a pachorra para ler o arquivo nem do SEDE nem (muito menos) do PROVOTAR

caro amigo, não é uma questão de pachorra, apenas de escassez de tempo.

se eu tivesse juízo nem ligava o computador

cãorafeiro disse...

atento:

A critica destrutiva é fácil e está na moda, mas não vejo sugerir alternativas. O que é preciso são contributos positivos, porque de contrário só se agrava o estado depressivo e desconfiado que o país (sempre) vive(u).

1- considero que este seu comentário revela uma tendência para a auto-censura inconsciente. é certo que a crítica destrutiva pode ser fácil, mas fazê-la bem feita não é fácil.

qualquer crítica, destrutiva ou construtiva, positiva ou negativa, exige, para ser bem feita, argumentação consistente. e argumentar de forma consistente não é fácil.

2- da minha parte, considero-me livre para fazer qualquer crítica. construtiva, destrutiva, positiva ou negativa. mas parece-me um tanto vão embarcar na ideia de que a crítica deve ser construtiva para não agravar o estado depressivo. considero que é necessário passar por fases de crise para evoluir. é melhor criticar destrutivamente do que procurar no meio do lixo algo que valha a pena realçar, pois o efeito será tapar o sol com a peneira.

quanto a propor alternativas, não concordo consigo. não tenho de propor alternativaspara criticar. não sei pintar. mas isso não me impede de apreciar, positiva ou negativamente as obras de arte dos grandes mestres ou os desenhos das crianças do jardim-escola.

o que me interessa é deixar pistas que dêem que pensar a alguém. tal como gosto de seguir as pistas de quem me dá que pensar.

pensar, trata-se de um exercício pouco valorizado. fácil fácil é reproduzir acriticamente o pensamento de outrém, de preferência alguém socialmente considerado como pertencendo à elite.
criticar não é fácil.

AM disse...

Caro Cão Rafeiro

Cada vez gosto mais de o ler :-)

AM