quarta-feira, março 08, 2006

Rui Rio defensor do TGV


Mentiríamos se começássemos assim:

É com alguma surpresa que constatamos que, afinal, Rui Rio é um defensor da construção do TGV, nomeadamente da linha Porto-Lisboa, conforme se pode ler no site da CMP:

« O Presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Rui Rio, anunciou hoje duas propostas concretas que irá apresentar ao Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, na reunião da próxima quinta-feira: por um lado, que o Gabinete Técnico da linha de TGV Porto-Lisboa fique sediado no Porto…»

Para sermos mais verdadeiros deveríamos escrever:

É sem qualquer surpresa que constatamos que Rui Rio é um defensor da construção do TGV, nomeadamente da linha Porto-Lisboa, conforme se pode ler no site da CMP:

« O Presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Rui Rio, anunciou hoje duas propostas concretas que irá apresentar ao Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, na reunião da próxima quinta-feira: por um lado, que o Gabinete Técnico da linha de TGV Porto-Lisboa fique sediado no Porto…»

Surpresa é o facto de verificarmos que, eventualmente, se esquece de atribuir a Oliveira Marques a autoria da proposta que avança e justifica:

« Quanto ao propósito de ver a sede do Gabinete Técnico da Linha de TGV Porto-Lisboa instalada na Invicta, Rui Rio justificou-o com a necessidade de inverter o fenómeno actual da deslocação de quadros qualificados da Região Norte para a capital, em busca de empregos compatíveis com o seu elevado grau de qualificação técnica.
De facto, como poderão comprovar os inúmeros elementos do partido de Rui Rio (e não só) que estiveram presentes no recente debate no Ateneu, estas foram, sem tirar nem pôr, as sugestões aí apresentadas por Oliveira Marques, ao administrador da RAVE, presente no debate.

Ou Rui Rio não tem noção do ridículo (o que, isso sim, em nada me surpreende) ou estamos apenas perante um daqueles fenómenos em que “grandes espíritos pensam semelhante”…
A cada um as suas conclusões…

António Moreira

9 comentários:

Anónimo disse...

AM:

Sem pretender entrar em polémica consigo, e sem querer ser defensor do Rui Rio (que não sou de todo), diga lá onde é que você leu que ele defende o TGV?

Quem decide? O Governo.
Já decidiu? Já.

Então o que é que acha que qualquer autarca da AMP deve fazer? Ignorar o projecto e fazer de conta que ele não existe?

Quanto á ideia ser do Oliveira Marques: não são os dois do CA do Metro? Não é normal que "puxem" para o mesmo lado?

Repito que não quero entrar em polémica, mas ridículos são estes exercícios a que você de vez em quando se dedica.

Ontem estive num jantar com o amigo Fortuna onde alguém (a meu ver muito bem) dizia que temos a mania de exigir dos políticos aquilo que nós não somos (e também dos padres, se bem que essa já é outra conversa).

Há seguramente muitas razões para criticar o Rui Rio e muitas delas com razão. Mas andar a recortar frases e clamar por incoerência é absolutamente demagógico.

Deixo-lhe um conselho, que li num comentário ao post anterior: dedique-se a assuntos mais sérios e deixe as superficialidades. Para isso há outros blogues.

Cumprimentos.

AM disse...

Caro JF

Por não pretender entrar em polémica consigo, nem com o ou a comentadora do post anterior que refere é que não digo o que podem (e em meu entender devem) fazer aos seus conselhos.
Só me dou ao trabalho de ter em consideração (nem sempre de seguir) conselhos de pessoas que por razões (ou intuições) considere, não é o seu caso nem o do ou da comentadora do post anterior, pois nem os conheço nem o que lhe(s) tenho lido o recomenda.
Irei seguir, isso sim, o conselho de um(a) superficial anónimo(a) deixar-me de paninhos quentes e "atirar a matar", não tenho mais pachorra para tanta hipocrisia, tanto fingimento e tanta falta de inteligência.

Quem quer lê, quem não quer não lê
Quem quer comenta, insulta, aconselha ou cala-se, é-me igual
Uns considero, outros não.

Boas
AMNM

AM disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
AM disse...

Como poderia ter dito o Kennedy (se tivesse vivido o suficiente):

"Ich bin auch ein das Antas" :-)

(será que este "comment" foi muito superficial?)

Já agora:

Se o barroso é o fugitivo, será que o profiteur é o maneta?

Pois então seja muito bem vindo, caro dasantas :)

AMNM

Anónimo disse...

AM,

Entendido. Foi (é) a última vez que me dirijo a si.

Voce responde em 20 linhas e não toca sequer uma vez nas questões que eu deixei.

Talvez não sejam relevantes. O mais importante será mesmo chamar "ridículo" ao Rui Rio e dizer que todos os outros têm "falta de inteligência"...

AM disse...

JF:
"Entendido. Foi (é) a última vez que me dirijo a si."

Obrigado
AMNM

Anónimo disse...

...

ZGarcia disse...

A partir do momento em que vi umas faixas no túnel de Ceuta, a insultar a Isabel, com o assentimento óbvio do Rio, este senhor arrogante/sorridente, por melhor contabilista que seja, passei a desejá-lo soterrado no Carregal.

Fernando Rola disse...

Apoiado!
Já agora, Sr. Sniper, deixe-nos com o "estigma" de grande cidade da província. Eu sei que dava jeito que, finalmente, achássemos que éramos "nacionais" e urbanos e deixássemos de chatear a capital. Mas isso só vai acontecer quando a capital deixar de pensar que Portugal é Lisboa e o resto é conversa...