domingo, janeiro 22, 2006

Pirro

No ano de 279-AC, o rei Pirro, de Épiro (na atual Albânia), reuniu seus oficiais no campo de batalha de Asculum, perto de Roma, para saudar a vitória parcial das suas tropas contra o poderoso exército romano. Diante das enormes perdas de oficiais e soldados, porém, ele constatou que "com mais uma vitória como esta" o seu reino estaria perdido. Daí o termo "vitória de Pirro", que expressa uma conquista em que as perdas do vencedor são tão grandes quanto as do perdedor.

8 comentários:

PVM disse...

Este post é um aviso ao Eng. Sócrates?
(Cenário que me enche as medidas,por estes dias: conclaves socialistas; cada militante a olhar para o militante do lado, perguntando aos seus botões: "serás tu um traidor, um daqueles que votaram no poeta"?)

Paulo Vila Maior

Antonio Almeida Felizes disse...

Caro Paulo V Maior,

São já conhecidas aqui as minhas reservas quanto ao modelo e a lógica do funcionamento do Partido.

Todavia penso que o Seretario Geral defeniu já hoje, com todo o a-propósito, qual deve ser o caminho a seguir, tendo em vista a salvaguarda dos interesse do Partido e muito especialmente os interesses do País.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Caro António A Felizes,

Antes de mais, compraz-me verificar que o Avelino Oliveira já tem porta-voz. A campanha para dirigente do PS-PORTO está em marcha. Muitas Felicidades.

Voltando ao que interessa, O PS. Esteve mal no processo e está muito mal na reacção. José Sócrates, que não escolhi para SG, mas apoiei vivamente para PM, portou-se à altura da grosseria que caracteriza o seu trato com os que lhe são próximos. Já conhecíamos (os melhor informados) a forma grosseira e do uso destemperado do vernáculo na comunicação com os subalternos. Agora, não lhe conhecia esta veia "stalinista" de tentar silenciar/ocultar o óbvio e, numa manifestação gratuita de poder, desvalorizar a escolha de 1.124.662 portugueses. Espero que emende rapidamente a mão, a bem de Portugal, pois, de outra forma, mais cedo do que desejamos, vamos novamente às urnas. Os portugueses vão aceitando, na brandura dos seus costumes, os sacrifícios, desde que sejam de todos! A nomeação dos amigos FG, AV, CL, ..., ainda está na memória. Se a isto juntar a arrogância e a prepotência, então Cavaco teve uma dupla vitória: não precisará de minar, o edifício roí sozinho!

Cumprimentos,

Vieira Alves

Anónimo disse...

Caro António e Vieria Alves,

Primeiro, para já ainda não tenho porta-voz! Devo dizer duas coisas que me parecem relevantes:
1º - Não percebi qual o caminho do ps. Percebi que Sócrates distancia o Governo do PS - faz bem! Para ele e para todos.
2º Não creio que Mario Soares tenha dividido os militantes. O que dividiu foi a forma de escolha de um candidato e a estratégia que se lhe seguiu. Creio que Sócrates escolheu o caminho mais dificil. Talvez desnecessariamente.

Anónimo disse...

Muito bem.
Muito mais sensato, desta vez.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Avelino, tomei a liberdade de transformar o teu comentário num post das Novas Energias.

É com agrado que te vejo a olhar para além das questões menores e a centrar o discurso na praxis partidária sobre a qual urge reflectir.

Anónimo disse...

sites ffjfo

[url=http://electrmachihandmad.blogspot.com]electric machine handmade[/url]
[url=http://needlepoi-mou-bir.blogspot.com]needlepoint mouse bird[/url]
[url=http://to-tabl-bra.blogspot.com]tool table brake[/url]
[url=http://boxe-ro-ho.blogspot.com]boxer robe hot[/url]

mostly voted jjfen

Anónimo disse...

future rkz u

[url=http://advancclomassa.blogspot.com]advanced clock massage[/url]
[url=http://googl-merchan-ba.blogspot.com]google merchants back[/url]
[url=http://photo-printers-reviews.blogspot.com/2009/10/canon-pixma-ip4200-photo-printer.html]cannon photo printer[/url]
[url=http://findilabelechemist.blogspot.com]finding labeler chemistry[/url]
[url=http://make-searc-bo.blogspot.com]makeup search boat[/url]

mostly read iuodj