segunda-feira, março 13, 2006

Ciclo de Homenagem ao Capitão Barros Basto

Divulgação:

A SEFARAD – Associação Cultural está a promover um conjunto de eventos que visam homenagear o Capitão Barros Basto no ano em que se completam 45 anos sobre a sua morte.

Programa:

14 de Março: Salão Nobre do Governo Civil do Porto

18h: Sessão de homenagem, com a presença da Srª Governadora Civil do Porto.
Que inclui uma palestra sob o título Capitão Barros Basto: o homem, o militar, o apóstolo dos marranos, proferida pela Professora Doutora Elvira Mea, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

18h45: Recital de música judaica, por Jed Barahal (violoncelo) e David Lloyd (viola).

19h15: Porto de Honra.

15 de Março; 18h: Casa Museu Guerra Junqueiro

Inauguração da exposição Capitão Barros Basto: o homem, o militar, o apóstolo dos marranos, precedida de palestra da responsabilidade da Professora Doutora Elvira Mea.
Exposição patente até 31 de Março.

A exposição reúne documentação fotográfica e escrita associada a objectos pessoais, que ilustram a vida e a obra desta figura impar da história da Cidade e do País.


Porto, 8 de Março de 2006.
SEFARAD – Associação Cultural

_________________________________________________________________

Capitão Barros Basto – breve apontamento biográfico:

A vida e a obra do Capitão Barros Basto atravessam um período histórico de grandes e decisivas mutações na História da Europa e de Portugal, sendo a figura do Capitão marcante, sobretudo enquanto militar, no período correspondente à afirmação do Estado Republicano em Portugal e na Primeira Grande Guerra, na qual cumpre exemplarmente o seu serviço pela Pátria, sendo-lhe, por isso, atribuídas várias condecorações.

A obra do Capitão Barros Basto traduz-se numa busca constante dos princípios éticos e religiosos do Judaísmo, consubstanciados na causa marana (marrana), de recuperação da herança judaica portuguesa, a partir de ténues vestígios que séculos de Inquisição dispersaram e ocultaram por várias localidades do território nacional, em particular nas províncias de Trás-os-Montes, Beira Alta e Beira Baixa.

Embora natural de Amarante, é na cidade do Porto que deixa a sua obra mais expressiva, com a construção da Sinagoga Mekor Haim, inaugurada em 1938.
Lugar de reunião da comunidade judaica e de celebração dos seus ritos fundamentais, bem como reflexo da dedicação e coragem de uma figura ímpar da nossa História, a Sinagoga do Porto foi também a dos que aceitaram esse encontro (ou reencontro) com um longo processo histórico que o édito de D. Manuel inaugurou e que o estabelecimento do Santo Ofício em Portugal configurou, nos seus contornos mais dramáticos.
A divulgação da obra do Capitão Barros Basto revela, para a actualidade, uma enorme pertinência, devido ao compromisso que este assumiu com um legado religioso e cultural secular, cujo estudo e divulgação se impôs levar a cabo perante a sociedade.
Atravessando inúmeras adversidades, num período histórico perturbador para o reavivar da causa judaica, particularmente com a assunção do nazismo a partir dos anos trinta, o Capitão Barros Basto deixa-nos, também ele, uma herança que importa a todos conhecer.

Porto, 8 de Março de 2006.
SEFARAD – Associação Cultural
____________________________________________________________________

Ana Paula Machado

(Publicado por António Moreira)

3 comentários:

maloud disse...

Penso que falta no Porto um cemitério judaico, porque um primo meu judeu teve que ir para Lisboa. Talvez fosse importante o Rio resolver isto. Sei que não são muitos votos, mas mesmo assim poupava-se esta estafa à família.
Parabéns pela colaboração.

AM disse...

Obrigado pelo comentário Maloud

Eu vou lá estar, amanhã, com a grande e a pequena :)

AMNM

Anónimo disse...

hello,

I'm a Portuguese-born, living in France. I'm very much interested in the the history of Judaism in Portugal. I wrote a master's degree on Portuguese jews where I mentioned the case and work of Captain Barros Basto. I would very liked to know about the society 'Sefarad' and its actions to revive the rich history of Portuguese Judaism. Please contact me at: rui_pereira_guimaraes@hotmail.com