segunda-feira, maio 04, 2009

Aí está ela...



...a tão esperada sondagem da Católica para as legislativas 2009!

CESOP/Católica, 25-26 Abril,
N=1244, Presencial.

PS: 41%
PSD: 34%
BE: 12%
CDU: 7%
CDS-PP: 2%

9 comentários:

Bina Ladina disse...

Daniel, a verdade é que só é assim porque as alternativas não são válidas. Como vês, a popularidade do Socrates está muito má. O que não há é mais ninguem e ele tem boa figura, para algumas pessoas. Mas não sei se quando chegar às eleições vai ser assim. bj.

Anónimo disse...

Este resultado já é muito mau para o PS. Primeiro, o PSD já só está a 7 pontos, depois o CDS não vai ter só 2%, como é óbvio. Começa-me a cheirar a derrota, mesmo com a oposição fraquinha que temos.

fortuna disse...

Bem, isso é que é pessimismo.
"o CDS não vai ter só 2%"
Ok!, de acordo, mas vai buscar os votos a quem?
Ao PSD, parece-me a mim. Logo, o PSD nem ao anunciado vai chegar.
Claro, com o mal dos outros podemos nós bem, e assim não é a direita que nos tira a maioria. É a esquerda. Ora, se nem a nivel autarquico se consegue um entendimento, corre-se o risco da situação ficar ingovernável. Pela minha parte, Manuela, Portas e Bloco são cartas fora do baralho. Resta apenas o PC. Tambem não parece ser possivel. Portanto, resta-nos nova maioria e é por isso que me proponho lutar.

Jorge Sousa e Silva disse...

Um povo estupido tem o que merece.

Anónimo disse...

"Ok!, de acordo, mas vai buscar os votos a quem?
Ao PSD, parece-me a mim. Logo, o PSD nem ao anunciado vai chegar."

Não obrigatoriamente ao PSD! O mais lógico é o CDS ir buscar votos aos partidos que defendem politicas de direita... e neste momento o PS enquadra-se perfeitamente nesse leque :)

Fortuna disse...

Caro anónimo, esse comentário fez-me lambrar as construções impossiveis. é que só tem lógica se estiver a falar dos votos dos dirigentes do PS. Tentando ler o que não diz mas cuja sua censura se depreende, e que seria que o ps pratica politicas de direita e portanto rever-se-ia no CDS. Mas quem supostamente praticaria tais politicas seriam os dirigentes do ps e não o eleitorado, por isso seriam esses a votar CDS. Ora, esses não são assim tantos que dê sequer mais um ponto percentual, ok? Absurdo, portanto.

Anónimo disse...

Absurdo? Não creio! Para que se não entenda a critica como implicita, faço-a de forma explicita: o PS defende actualmente politicas de direita!?

A sua análise não contempla o facto de, dos 41% com que surge o PS nas sondagens, determinada percentagem ser já de individuos votantes tendencialmente à direita, sem grande fidelidade ao PS e com forte propensão para, mercê da aproximação do PSD nas sondagens, deslocar o seu voto.

Como é óbvio, não me referia apenas aos dirigentes do PS, esses como bem sabemos são tão à esquerda que votam bloco, não é?

Fortuna, não leve a peito esta provocaçãozinha, só estou a tentar puxar pelo espirito critico dos visitantes do site ;)

Anónimo disse...

Já agora, o meu comentário tem tão mais lógica quanto se constata a subida acentuada dos partidos mais à esquerda (em especial o BE), sem descida proporcional do PS. O BE é que não foi, com certeza, buscar votos ao CDS ou ao PSD e o PS teve de ir buscar os perdidos a algum lado, certo? Sempre podemos alegar que é a razão para o desaparecimento da "nova democracia" das sondagens. lol

fortuna disse...

Lol mesmo! Foi boa!
Eu penso que tem alguma razão, simplesmente discordo que a transferencia de votos se faça dessa forma abrupta. aliás, acho mesmo que há muito pouca transferencia de votos. O PS vai buscar a sua base de apoio actual ao seu próprio eleitorado e à margem indefinida do eleitorado cuja orientação é variavel. Não me parece que a direita convicta vote alguma vez no PS apenas por se rever em politicas que conjunturalmente estará a praticar e que lhe agradam. Essa dicotomia direita esquerda continua a dividir.
Quanto à perda de votos para o bloco, eu diria que reside na transferencia de votos das classes profissionais mais afectadas pela governação; professores e assim. Muita gente que sempre foi PS e se sente de esquerda mas que não é PC. Esses, claramente que se situam hoje nas intenções de voto no bloco. Não sei se na boca da urna será exactamente assim. É que a faceta colectivista do bloco vai-se revelando à medida que o tempo passa.