segunda-feira, maio 11, 2009

sei que não vou por ai.

Sim, meu caro Rui Pena Pires, a diferença entre Bufaria e Denuncia está na natureza daquilo que se revela. A denuncia versa sobre a (i)legalidade de um acto, a bufaria sobre questões comportamentais e moralidade, é certo. No entanto, se é expectável tal distinção a adultos formados, já não o é a crianças do ensino básico. Mais uma vez a generalização é perigosa e matreira. Para além de que não compete à Inspecção Geral da Educação a fiscalização de ilegalidades do género “arremesso de ovos sobre cidadãos alheios”.

3 comentários:

Miguel Castro disse...

Atribuindo ao termo "bufaria" um sentido pejorativo, não creio que seja correcto dizer que aquela versa sobre questões de moralidade em oposição à denúncia, associada à (i)legalidade.

A "mentira", por exemplo, sendo (por regra) questão de simples moralidade, não merece critica quando desmascarada.

No meu entender, a distinção far-se-á noutros termos: será "denúncia legitima" toda aquela que verse sobre comportamentos susceptíveis de prejudicar terceiros (ainda que infimamente) e "bufaria" a denúncia dos que, embora criticáveis segundo o padrão moral do denunciante, não se mostrem capazes de afectar a esfera de outros.

Logo, concordo com o Daniel quando escreve:

"No entanto, se é expectável tal distinção a adultos formados, já não o é a crianças do ensino básico."

Mas vejo-me também obrigado a concordar com o Rui Pena Pires que observa:

"Um aluno denuncia, à Inspecção-Geral de Educação, o facto de um professor lhe ter dado dinheiro para ir comprar ovos para atirar à ministra: bufaria? Não, denúncia legítima de (sejamos simpáticos) “abuso de posição dominante”."

Ao "abuso de posição dominante" acresce o mau exemplo de quem deve formar e a autoria moral de uma ofensa à integridade física.

Simpatizo com Manuel Alegre, mas se escreveu: "a Escola Pública existe para formar cidadãos e não bufos." - referindo-se a este caso, estou em crer que julgou de forma precipitada.

Saudações!

Miguel Castro disse...

Fui agora pesquisar o que disse exactamente Manuel Alegre (ainda não havia tido oportunidade de ler) e concluo que o Rui Pena Pires, no "post" que escreveu, retirou a frase do seu contexto.

Alegre insurgiu-se contra o interrogatório a alunos (de forma pertinente), bem diferente seria ter criticado um acto voluntário de denúncia.

Recuso-me agora a subscrever a explicita critica a Alegre, por não fazer o minimo sentido.

Desta vez fui eu que me precipitei! :)

Anónimo disse...

Eu acho que o Alegre teve razão.