terça-feira, maio 12, 2009

Esta não tinha lido…

 

"Acho mesmo que a fórmula mágica para desmobilizar das urnas o grosso do eleitorado é acenar-lhe com um bloco central depois do voto".

Miguel Sousa Tavares, in Expresso

…mas concordo absolutamente!

9 comentários:

Planetas - Bruno disse...

Vou mais longe, O Bloco Central seria a falência do sistema partidário actual!!

Miguel Castro disse...

A ideia de um bloco central desagrada-me, mas um PS sem maioria também não será viável. O que fazer? Eis a questão...

fortuna disse...

1. O PS vai ter maioria. Não é uma questão de fé e sim de razoabilidade. 2. Não guardo má memória dos governos minoritarios do passado, e sim dos de coligação.

Miguel Castro disse...

O País precisa de estabilidade politica e as pessoas têm de entender isso. Não o digo por ser Socialista, mas a única solução é dar maioria ao PS, nenhum outro partido conseguirá governar, neste momento, de forma responsável.

A questão é: se o povo não entender assim, haverá abertura de à esquerda para coligações pós-eleitorais? O cenário parece-me muito negro nessa matéria...

Miguel Castro disse...

Leia-se "haverá abertura à esquerda".

Anónimo disse...

Acho que não vai haver. A unica hipotese era o bloco, que já foi descartada pelas duas partes.

AM disse...

Esta conversa recorrente da "maioria absoluta" de cada vez que se aproximam eleições não deixa de me incomodar, como me incomoda ler o Fortuna a embarcar neste mote.

Cada eleitor (se bem me lembro ainda) pode apenas votar num único partido, certo?

Ou seja, cada eleitor, mais do que uma maioria simples ou absoluta, dá a unanimidade, o seu voto único, ao partido no qual resolve votar, certo?

Não pode votar 70% no PS e 30% no BE, pois não?

Nem 60 % no PS, 30% no PSD e 10% no PP, pois não?

A conversa da maioria absoluta, não faz assim qualquer sentido e é usada apenas como forma de tentar condicionar o "povão" a escolher o tal "voto útil" que só é útil afinal para o PS e o PSD.

Eu, como alguns sabem, não voto, PONTO

Para meu bem, e dado que o sistema não se vai reformar tão cedo (o próprio Marcelo Caetano não entendeu que a única solução teria sido reformar...)espero bem que NÃO haja maioria absoluta, para que, ao menos a necessidade, imponha um fim breve a este "cavaquismo socratico"

AM

Anónimo disse...

Pois eu voto, e podem ter a certeza que nestes não voto.

fortuna disse...

Caro AM, como ambos sabemos tambem, se há coisa em relação à qual eu sou fundamentalista é em relação ao voto, universal e secreto. Não vou voltar a discutir isso, portanto.
Quanto a maiorias, reitero que coligação nunca. Como socialista, e porque acredito numa série de coisas que tem sido feitas e precisam de continuidade, bato-me para que o PS obtenha maioria absoluta, mas se assim não for, pelo menos que forme governo minoritário.