sexta-feira, maio 29, 2009

Não queria ir por aqui

 

Sozinho 3

…mas não há ninguém que diga a este aventureiro que um ERASMUS EMPREGO ao lado de um dos países com maior taxa de desemprego (Espanha) é um verdadeiro tiro no pé.

O argumentário  proteccionista não é aquele com que mais me identifico, nem de longe nem de perto, mas vejamos:

- Propôr a criação de um ERASMUS EMPREGO significa, nas palavras de Paulo Rangel, partilhar vagas de emprego, em bolsa, para os países da União Europeia, tal como se partilham vagas no ensino superior;

- Segundo ouvi ontem, com afectação de recursos, isto é, para além da bolsa propriamente dita e do salário a auferir pelos candidatos, haveria ainda afectação de recursos da união que, a não ser para gastos residuais com organização, só pode ser para criar um nivelamento laboral e salarial. Além de justo, faz todo o sentido.

- Agora repare-se: cada pais dispõe de alguns lugares e muitos candidatos, evidentemente, senão não havia desemprego. Portugal também. Só que Portugal tem uma taxa de desemprego relativamente baixa, quando comparada com outros, nomeadamente com a vizinha Espanha.

- Portanto, probabilisticamente, haveria haveria um muitíssimo maior percentagem de candidatos espanhóis e de outros países do que portugueses. Não só porque eles são muito mais mas também porque a taxa de desemprego é muito maior.

- Não havendo discriminação, porque não poderia haver, a probabilidade de um português apanhar um emprego da bolsa seria ínfima, já a probabilidade de os empregos portugueses serem ocupados por estrangeiros seria altíssima.

- Logo, esta medida proposta por Paulo Rangel é completamente idiota e muitíssimo lesiva para os interesses nacionais. Um verdadeiro tiro no pé que se pode mesmo considerar anti-patriota.

- Não gostamos de discriminações, mas quer dizer, isto seria mesmo chamar estúpidos aos portugueses. E anda um aventureiro destes na rua, a dizer disparates, e ainda por cima tem audiência.

1 comentário:

Clube dos Pensadores disse...

Meu amigo Fortuna obrigado pelo destaque dado ao meu blogue - clube dos pensadores.

Gostei do seu blogue e boa sorte para a campanha.

Quanto ao repto do tema ( Erasmus Emprego). Escreve um texto e eu publico no meu blogue com muito gosto.

Abraço

JJ