segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Ministra elogia solução para o túnel


No JN:

"A ministra da Cultura considerou, ontem, a "conquista" de cinco metros de passeio junto ao Museu Soares dos Reis e o recuo de "alguns metros no túnel" como "vantagens" da solução final do túnel de Ceuta, no Porto.
Em declarações à agência Lusa à margem da exposição Arco, em Madrid, Isabel Pires de Lima mostrou-se "satisfeita" com a solução encontrada para o túnel de Ceuta, considerando que contempla "uma série de vantagens que não existiam na anterior".
"Foi muito bom para a cidade do Porto que se tenha resolvido este problema", disse.
"A solução responde às objecções levantadas pelo Ministério da Cultura e que se relacionavam com a salvaguarda do património móvel e imóvel", disse, sublinhando que a solução final encontrada para o túnel de Ceuta "ultrapassa os problemas mais graves que tinham que ser ultrapassados".

Para a ministra, o Museu Soares dos Reis "sai bastante bem com a solução encontrada", que "não passa por um tão grave atentado ao património".

Espaço junto ao museu"Há uma série de vantagens nesta solução que não existiam na anterior, designadamente, o grande espaço público frente ao museu, a conquista de um espaço de cinco metros de passeio e um recuo de alguns metros no túnel", concluiu Isabel Pires de Lima.

A polémica saída do túnel de Ceuta, no Porto, embargada por se encontrar na zona do protecção do Museu Soares dos Reis, vai manter-se no mesmo sítio, mas com limitação de velocidade (30 quilómetros/hora), foi anunciado anteontem.

O projecto "reformulado" da saída do túnel para a Rua D. Manuel II mantém-se distante do Museu Soares do Reis 78,3 metros, mas a rampa vai ficar mais inclinada de modo a permitir recuar os "muretes" (saliências das paredes do túnel.

O fim da polémica

A aprovação do projecto encerra uma polémica que começou no início de 2005 com o "chumbo", pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), da obra que a Empresa Municipal de Gestão de Obras Públicas (GOP) tinha já em execução no terreno sem a necessária aprovação prévia do instituto.

O túnel de Ceuta foi inaugurado em 29 de Julho de 2005 pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, mas apenas com uma saída junto ao Jardim do Carregal, dado que a outra, na Rua D. Manuel II, foi embargada pelo Ministério da Cultura."


(Sem mais comentários, a não ser que os meus amigos, militantes do PS, entendam que devem ter algo a dizer...)

António Moreira

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Amnm,
Esta ministra da cultura é mesmo um erro de casting. E, é esta mulher do Porto! Eu acho que eles fazem de propósito. Vêm aqui ao burgo, escolhem alguém com pouco faro político para a tarefa {ex. Fernando Gomes} e cobrem-nos de ridículo.
Se é para isto esqueçam a quota do Porto!
Cordialmente

AM disse...

Cara mº lurdes

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Espero um dia vir a saber qual foi a negociata que permitiu este desfecho trágico para o único museu nacional na cidade do porto.

Esta senhora demonstrou não ter carácter, nem dignidade, nem vergonha, nem coragem, nem honestidade e isso, para mim é o mais importante, muito mais que a competência ou o faro político.

Sócrates demonstrou ser um líder reles, como o "outro" não tem "colaboradores" mas sim "ajudantes" dos quais se serve, enquanto o servem.

Esta gente não presta.
Ponto.
AMNM

Anónimo disse...

Caro Amnm,
Será possível fazer um post a propósito da Feira montada em frente à casa das nossas mães.
Eu não sei se faz o estilo deste blog pedir estas coisas, mas, como talvez já tenha percebido, eu iniciei-me nisto há pouco mais de 15 dias e ando pelo Espectro, que até ver me dá liberdade para as minhas maluqueiras. Lá sinto-me o enfant gaté, que fui até muito tarde.
Cordialmente

AM disse...

Cara Maria de Lurdes

Vou tentar amanhã fazer isso (vamos lá a ver se consigo pois nem todos os dias são iguais)

A não ser que.... (ideia)

A Mª de Lurdes esteja inspirada (parece-me que está sempre :)) e queira mandar-me por e-mail um texto que, de imediato eu publico (com a devida vénia claro)

Afinal a Mª Lurdes escreve tão bem e tem um "olho clínico" tão acertado que só apetece perguntar:

Onde tem estado escondida?

(Já agora, pelos vistos aquilo é responsabilidade da J.F. do Bonfim, não tem que pedir licença aos moradores e estes se estiverem incomodados tem que se ir queixar à CMP !!!!)

Afinal as queixas de falta de acção cultural (hehe) por parte "desta gente", vão começar a ser ultrapassadas...

AMNM

Anónimo disse...

Caro Amnm,
Eu só vi o "arraial" da porta do Pingo Doce e de manhã. Como o meu percurso na Pç. Velasquez só vai do Velasquez ao túnel do Bom-Dia, para regressar a casa pela Alameda, não percebi ainda o que é aquilo. A mãe telefonicamente, eu só a consigo aturar pelo telefone e uma vez por semana, disse-me que tinha mandado a empregada indagar, e que aquela "instalação"{lá está o lado cultural. Melhor só vi há vários anos no Rainha Sofia} era para durar dois meses. Esta semana eu tenho estado com a virose e só intervalei, para a Casa da Calçada. Amanhã dou por terminado o estado comatoso, pois tenho que ir ao Continente do PPA {que jeito que me fez!} comprar vitualhas, senão entramos em dieta a pão e água, Sábado e Domingo a Pç Velasquez, não faz o meu género, mas 2ªfeira retomo o pingo e o Público e vou inquirir, fazendo-me de avó interessada no bem-estar e na alegria dos netinhos. Perfeitamente verosímil, visto a primogénita ter 30 e a do meio 29. Depois dou-lhe notícias, se as não tiver obtido antes. E você escreve o post de preferência, para o meu gosto, citando também aquele festival que houve no Verão {não foi no S.João, foi depois} em que o barulho era tal que só se telefonasse de manhã cedo à mãe ela me ouvia. Claro que para mim foi um alívio:nem barulho, nem mãe!
Quanto a eu escrever um texto, enlouqueceu? Eu mando uns "bitaites" nestes blogs {no Espectro e agora no seu}, em que recupero o estatuto familiar e por todos aceite de enfant gaté e mais nada. Não tenho talento, nem inspiração. Agradeço os elogios, mas obviamente que são hiperbólicos.
Entretanto eu escrevi mais um comentário com uma pergunta no post, onde iniciámos o diálogo. Se tiver paciência vá lá ver e responda-me aqui, senão ainda aparece de novo o outro tarado
Sempre cordialmente
Maria de Lurdes

AM disse...

Cara Mª de Lurdes

Começando pelo fim, tornar-se "azul"
Tem que ser muito fácil, pois se até eu fui capaz (e agora já nem me lembro...)

Então é assim.
Vai ao Sede
Olha para o canto superior esquerdo, encontre um B branco sobre um fundo laranja e a palavra "Blogger", clique aí.

Vai abrir-se uma nova janela de windows, com o endereço "http://www.blogger.com/start" (se calhar mais valia copiar este endereço e pronto)

Nessa página, do lado direito tem as instruções:
"Crie um blog em 3 passos simples:

1. Crie uma conta
2. Crie um nome para o blog
3. Escolha um modelo"

Clica em: Crie o Blog agora.

Abre-se outra janela que é onde vai criar a sua conta.

A partir daí passa a Azul

Se quiser pode criar o seu próprio blog (se não quiser não cria)

E pronto, é claro que (se for curiosa como eu) vai quereer explorar aquelas coisas todas.

Depois diga-me, OK?

AMNM

AM disse...

Cara Mª Lurdes

Fiz uma pesquisa no Google e descobri a página da "Casa da Calçada"
Como eu calculava, era em Amarante (ou a minha mãezoca não fosse aparentada lá com o "Zé da Calçada" e as primas da "Lai-Lai")
Olhe que esta aldeia é mesmo pequenita...

Voltando à feira das Antas: Vou tentar tirar nabos da púcara a um colega (militante do PSD)que tem algo a ver lá com a junta do Bonfim, agora aquilo da barulheira em Julho sinceramente não me lembro (eu agora vivo para os lados da Boavista e só vou às Antas ao Domingo buscar e levar a mãe para o jantar semanal...).

Quanto a "bitaites" é só o que eu sei fazer e, mesmo assim, estes senhores aqui do Sede (eu falo assim mas eles são uns mocitos novos) contrataram-me para animar aqui a festa (já devem estar arrependidos, acho eu, pois lá no partido ninguém lhes deve perdoar).

Mas sabe (já que no "outro lado" falou em assaltos ao poder) é por essas e por outras que eu, se fosse militante do PS apoiaria aqui o amigo Avelino Oliveira, na sua luta pela concelhia contra o filho do "coronel".

Quando fala em abertura, não é só da boca para fora.

A amiga mª de lurdes, consulte o histórico do Sede (e já agora do Provotar) e veja o que esta gente me tem aturado...

Obrigado
AMNM