quarta-feira, maio 13, 2009

Despesismo

 

Já que muito se tem falado sobre o despesismo do PSD, aparentemente nem todo ele legal, que vai desde os passeios na Madeira, ao mais caro orçamento de campanha eleitoral, até às próprias contas do partido. Vale a pena voltarmos a pôr os olhos no famoso défice orçamental. Vale a pena porque é necessário perceber bem o que é que MFL quer dizer com “Politica de Verdade”. Se for “verdade” como a que ocorreu em 2001, isto é, correr a pedir à Comissão Europeia para contabilizar o nosso défice pelos critérios mais apertados, então estamos conversados, verdade quer dizer “lixar Portugal”.

Grafico

Há quem queira ver neste gráfico que Cavaco Silva é o pai do défice. Há também quem afirme a pés juntos que o nosso crónico défice excessivo se deve ao PS (Miguel Frasquilho, por exemplo), eu não procuro ver nada para além do obvio.

1. Os défices excessivos são produto de circunstâncias conjunturais que afectam todos os governos, isto é, quando a coisa aperta todos se predispõe a gastar mais uns tostões;

2. Se há partido responsável pelo nosso crónico défice excessivo, e que portanto se pode apelidar de despesista, esse partido é sem dúvida o PSD. Contra factos não há argumentos.

1 comentário:

Anónimo disse...

ganda lata, meu!