Segundo a Angie (na caixa de comentários do saudoso "
Espectro")
"Acompanhando o delicado momento que o jornalismo bloguítico nacional atravessa, desde a última semana, e segundo notícias vindas a público, via TSF, uma equipa de especialistas subvencionada pelo M. Cultura (Espanhol), que tem operado no maior sigilo, vai finalmente revelar o objecto do trabalho desenvolvido e os resultados atingidos até este instante.
OS ESPECIALISTAS EM CAUSA - HISTORIADORES DE REPUTADO MÉRITO - APRESENTARÃO UMA INTERPRETAÇÃO REVOLUCIONÁRIA DOS PAINÉIS DE S. VICENTE DE FORA, RELACIONADA COM O PERÍODO DELICADO QUE ATRAVESSA A BLOGOSFERA NACIONAL
De facto, e segundo parece, há muito que a produção dos últimos acontecimentos em referência era esperada por um pequeno grupo de técnicos que se debruça (periodicamente) sobre a iconografia da obra pictórica de Nuno Gonçalves.
Assim, as figuras que surgem em 1º plano nas duas folhas centrais dos referidos painéis do Museu de Arte Antiga representam, afinal:
No painel (central) da direita:
VPV, ajoelhado, ouvindo o libelo acusatório, mãos no peito protestando inocência, tendo a seus pés, jacente, o blogue ESPECTRO, sob a forma de cordão negro (vencido e neutralizado).
No painel (tb central) da esquerda:
CCS, disfarçada, segundo os cânones da época, de figura masculina (qual Goerge Sand) vestindo de verde, que também toma conta da peça acusatória, proferida por um dignatário ainda não identificado.
É notória, em CCS,o indisfarçável orgulho, patente na forma desafiadora como enfrenta as forças da ordem, de cabeça elevada.
Na sua frente, CFA, de escarlate, segurando um feixe de plumas caprichosas na cabeça
Na 2ª folha dos painéis laterais divisa-se, de longas barbas e prostrado no chão, as mãos erguidas em prece agradecida, JPP.
Logo atrás, de pé, envolto em vestes verdes, Fº Loucinha, em atitude seráfica e alinhada.
Na 1ª folha do painel lateral da direita, reconhece-se Mº Só Ares, ajoelhando, de vestes também escarlates.
E logo atrás, segurando o livro de cânones, Freitas do Amarinho, gravemente secundando os actos.
AFINAL, A PROFECIA ESTAVA FEITA, MAS NINGUÉM ADIVINHARA.
Prosseguem os trabalhos de identificação das restantes figuras (aceitam-se sugestões de leigos).
(NOTA: as cerimónias fúnebres, previstas para a Igreja de S. Vicente, à Graça, junto ao Panteão Nacional, passarão ao que tudo indica para o Museu de Arte Antiga, às Janelas Verdes).
(MEETING POINT: As pessoas que quiserem associar-se às cerimónias e provenham do país real interior poderão encontar-se para um "copo" retemperador e discreto na YORK HOUSE, junto ao local das exéquias.
Entrada reservada a quem se apresentar com vestes de espectro) "
Angie"
Agradecimentos reverentes de
António Moreira