quinta-feira, maio 11, 2006

Serafina

----- Original Message -----
From: Dona Serafina
To: 'rosabela tatiana gervásia'
Cc: 'ForumSede'
Sent: Monday, May 08, 2006 3:18 PM
Subject: RE:Congresso PS

Filha tou sem saldo no télemovel e tou a mandar esta treta do email como pediste no cartão que vinha junto com a prenda do dia da mãe.
E é o nosso vizinho Quim, filha, lá de cima, que se ofereceu nas horas que a mulher num tá em casa para me ajudar a enviar, porque ele tem não sei quê por cabo cá em casa…
Não é que o cabo seja grande coisa porque a única coisa que ele deu cabo n’um foi no computador, mas isso filha deixa lá…. o que eu não faço para falar contigo!
Olha querida filha, dizes que nunca te conto nada, pois toma que com esta vais-te morder de inveja, vim onte do congresso do partido c’oube na Alfândega da Miragaia e aquilo foi um espectáculo.
Eles ‘tabam todos a falar bem daquele senhor de barbas que parece irmão do Narciso mas que afinal é afilhado do outro. Dizem que ele é muito amigo das pessoas, até do Sócrates.
Eu à minha conta fui com o pessoal da secção e gostei. Vieram dois que dizem que até são do secretariado e da lista e achei graça a um que é dali da rampa da Penha que diz que ali na Freguesia é que vale a pena. Parece que os gajos tem sete pessoas a votar, e é sempre com a cruz onde aquele rapazito com o cabelo lambidinho diz, sabes aquele que tu quase te mijavas quando vias a fotografia dele escarrada no poster da campanha à junta. Pelos vistos o moço com 4 aqui 2 acolá, 3 alí até vai chegar a deputado, espero que aprendam a tirar-lhe fotografias, porque na ultima toda a gente dizia que ele tinha qualquer coisa espetada no ofedeguines.
Mas sabes, vim satisfeita, parece que tirando o Narciso a malta gostou, todos bateram palmas e ninguém se zangou, nem sequer aquele jeitoso do meu tempo que tropeça nos erres, anda de chapéu e é do FCP apareceu lá para estragar a festa.
Foi dos congressos mais lindos que ví. E concordei com tudo o que foi dito. Aliás acho que foi a única vez em que percebi o que eles diziam. Ninguém disse uma palavra difícil, ou sequer aquelas teorias xanfradas que se põe para lá a dizer para chamar nomes a um tipo.
Desta vez até fiquei com a ideia que eu podia lá ter ido dizer umas coisas. E olha que não destoava filha.
Mas o mais importante num é isto, é para saber de ti querida! Como estás? Desde que fugiste de casa com o charuto do teu moço que a gente num sabe de vocês. Aqui dizem de tudo, que ele trabalha em Viana a comandante dos atascadores do Porto. Que ele tá nu Algarve com pauzinhos daqueles que abanam quando encontram água. Que afinal num tá contigo e continua com a mulher. Que vai voltar para dar na cabeça do velho que o tramou. Que não, que tá antes em Lisboa a trabalhar numas coisas que um gajo chamado Zé lhe arranjou. E perguntam-me filha, perguntam-me mas eu num sei.
Dá noticias, mesmo que sejam más. Ao menos se tás com o rapaz fá-lo feliz querida, dá-lhe tudo aquilo que ele num teve – amor, sim por que de trancadas tá ele cheio. E quando puderes volta, ou liga, porque se julgas que eu vou alimentar muito a gula deste teu vizinho, o Quim, tás muito enganada, …
E o teu pai filha, pobrezito, tá de rastos, acreditas que ele queria ir para o secretariado lá daquilo da política. Prometeram-lhe mas nada, agora andam a convence-lo que vai ser candidato à Junta daqui a 3 anos e meio. Vê lá tu com 73 anos e andam a fazer a cabeça ao home. E aquilo não lhe despega, diz que foi este e aquele, mas ele é que merecia. Disse-me até que aquela malta que o filho do engenheiro escolheu não sabe ler nem escrever e que ele ao menos sempre tem a 4ª classe bem feita. Pelos vistos quem o irritou mais foi um doutor oculista que anda para lá armado em Tómané e que lhe “rosnou” dizendo que cada um devia saber o lugar que ocupa. Olha filha o teu velho teve para lhe partir o focinho todo, e acredita que muitos haviam de gostar, mas eu num deixei, disse-lhe que ele tivesse pena do home e que com aquela cara de rabo chateado se lhe dessem uns amassos ainda melhorava em vez de piorar e ele lá acabou por acalmar…. Mas qualquer dia filha, qualquer dia, ainda acontece uma desgraça. Ainda por cima tu num estás aqui. Volta filha, diz ao moço para vir filha, diz-lhe que a gente lhe vai todos os dias chamar de presidente e comentar que ele é bem mais bonito e simpático que o outro que eles arranjaram, por falar nisso ainda bem que tiraram os cartazes do gajo de vez.
Mas volta filha, anda lá….

Olha beijos da tua mãezinha Serafina

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa... tá lá tudo

AM disse...

Isto de mandar mensagens "xifradas" p´ra dentro...

Expliquem lá ao menos esta:

O "...jeitoso do meu tempo que tropeça nos erres, anda de chapéu e é do FCP..." não é um que escreve (ia) aqui no SEDE?

Então ele já "nem apareceu lá para estragar a festa."?

E se a gente lhe pedir muito não será capaz de "estragar a festa" a partir daqui?

AM