quarta-feira, agosto 17, 2005

Cabo Raso


Ou a excelência na escrita

É sempre para mim um prazer ler os excelentes textos de LFV* no "Cabo Raso"

Para abrir o apetite, cá vai um bocadinho dos 3 últimos:

"A Voltinha

Um russo qualquer, de nome esquisito e 23 anos de idade, acaba de ganhar a Voltinha a Portugal em bicicleta.
Uma prova curta, disputada em meia dúzia de etapas de pequena extensão, com um dia de descanso pelo meio, organizada pelo senhor João Lagos.
Que também organiza torneios de ténis para jovens avós, partidas de rallies para os países da África central, provas de motonáutica, concursos de fados para amadores e provas de vinhos para bebedores de águas minerais.
Diz ele, que sabe, que a prova dura poucos dias e em cada um deles se pedala pouco para reduzir as probabilidades de dopping.
Coisa que aparece todos os dias nas longas etapas da Volta à França .........."
(Continuar a ler, pois vale a pena)


"Fátima, ontem!

Ontem de manhã Fátima era um caudal de gente. Escorrendo, lento e viscoso, por todas as ruas sob uma canícula de mais de trinta graus, pouco depois das dez horas.
Todos os peregrinos de misturavam no estranho folclore do regresso para férias, todas as religiões procuravam o mesmo refúgio à sombra das árvores que ladeiam o recinto.
Tudo se vendia e tudo se comprava.
De terços para benzer, de madeira a madrepérola, Senhoras de Fátima de tamanhos e preços variados.
Santos Antónios, de menino ao colo e hábito longo, sem nenhum cordel infame que lhes pudesse ser puxado pelas costas........"
(Continue, que é divino)

E, finalmente:

"Discussão pública

A banhos algures numa praia do sotavento, o ministro Mário Lino, entre um mergulho na maré baixa e uma exposição solar besuntado com bronzeador, parece ter afirmado que nenhum projecto teve a extensão e a profundidade da discussão pública do chamado aeroporto da Ota.
Coisa de que, não sendo Mário Lino nem socialista nem ministro, o Zé povinho se não apercebeu.
Mas, com o devido respeito pelo que restará das ossadas de José Estaline e pelas remotas recordações do sarrafo que usava o homónimo defesa direito do Sporting, Mário Lino trouxe ao velho partido do jovem Mário Soares uma evidente mais valia.
A que decorre do exercício da democracia pela interposta prática da ditadura, uma tendência a que não consegue fugir nenhum político profissional que se preze, por mais liberal ou renovador que se diga.
De qualquer modo, e contrariamente ao que afirmou sobre os custos do Metro do Porto - em que se não verificam nem derrapagens nem desvios! - o ministro tem razão..........
(Imperdivel)

Só é pena que tenhamos mesmo que levar com as arreliodoras "janelas saltitantes" antes de aceder aos textos. (a não ser que usemos o Mozilla) :-)

Um grande abraço de parabéns e obrigado ao LVF.

António Moreira

* LFV será Luís Filipe Vieira ??

2 comentários:

LFV disse...

Meu caro AM,
Antes de mais obrigado pelas referências, imerecidas e excessivas. Sei das janelas cuja razão desconheço, por ter sido já advertido para isso. Como uso o Firefox quase não dou por ela. Mas quero ver se vou eliminar tudo o que ainda aparece na coluna da direita a ver se a coisa tem emenda.
No resto, lá vamos, carregando aos ombros esta desdita de ser português. Sendo os melhores em tudo mas com a estatística a contrariar-nos!

AM disse...

Viva Luis

Bem vindo ao Sede (de que eu tenho que tomar conta enquanto os mais sérios Sedentos andam para aí a gozar).

Em casa uso também o Firefox pelo que as janelas não me incomodam.
Mas creio que lhe farão perder muitos visitantes...
E é pena, é mesmo pena.

Continue por favor, pois (apesar das ditas) é sempre um gosto visitá-lo.

Obrigado
AMNM

(Já sabemos que é Luis e Vieira, só falta o F) :-)