terça-feira, agosto 30, 2005

anti-spam


Os blogs tem sido objecto de discussão, nomeadamente por obterem um crescimento constante. Como é evidente também sofrem as consequências disso. Ultimamente aparece por aqui uns comentários, feitos na lingua dos bifes, que a gente até vai dominando bem, que irritam um santo e impedem a construção divertida e bem sucedida que às vezes temos conseguido nos comentários. Nós no SEDE damos especial importância aos comentários, em primeiro porque permitem um espécie de "atalho epistemológico" (com a segunda porta de entrada no sitio), em segundo porque animam a interactividade entre quem escreve e quem lê, e, finalmente porque impede que os textos sejam respostas a textos e respostas a respostas. Se repararem bem os blogues mais atractivos são os que evitam o ping pong dos seus autores, providenciando sempre assuntos diferentes e opiniões mais individualizadas e menos pedaços de uma discussão em constante continuidade. Acaba-se a discussão, quando se acabam os comentários, morre de cansaço, ou de sentido, ou de outra coisa qualquer.

Por isso preocupamo-nos em incentivar a iniciativa e os comentários no nosso blogue. Quando nos enviam textos via emaile (clicando no nosso nome), só por raros casos, de falta de interesse e/ou sentido do texto, não publicamos. Infelizmente temos recebidos poucos contributos, mas creio que isso pode mudar.

Deste modo a partir de agora quem fizer comentários tem que passar pelo argumento de segurança do blogger, escrevendo uma palavra que aparece no ecrã para que o comentário seja aceite. Dizem que evita estes textos a dizer em inglês que o blogue é o máximo, por isso compra viagra, ou visita o site da Linda.

Esperamos a vossa compreensão, e especialmente que esta iniciativa não diminua a participação habitual.