terça-feira, agosto 09, 2005

Eles ainda não sabem.....nem sonham!

Paulo Gorjão do Bloguitica, disse assim:
"Eles ainda não sabem...Há uma geração inteira de políticos -- geração num sentido político e não etário -- cujas carreiras políticas entraram na sua fase final. Para o bem e para o mal. Por diversos motivos. Muitas das caras que vemos no presente são já caras do passado. Habituem-se."
Rui cerdeira Branco, do Adufe, recomenda, aqui.
Assim como muitos outros, pela blogosfera, e pelos grupos de discussão, incluindo eu próprio.
Eles ainda não sabem, que toda uma forma de estar na política, está a chegar ao fim.
O indicador mais evidente é a idade. A elevada média etária é indisfarçável. Mas não é apenas a idade que é relevante. É toda uma cultura de actuação, que tem a ver com o ciclo longo do tempo, que tem a ver com o esgotamento. São as redes de conhecimentos que perderam já a elasticidade (ou como diz o Avelino, atingiram o momento plástico…), é o tipo de procedimentos e preocupações; são as coisas que se disseram, e que depois se contradisseram, e já não se podem voltar a dizer; são as amarras, os compromissos; são os amores, os ódios, os dissabores (sapos, há quem lhes chame sapos). São as sucessões, os protagonismos, sempre as mesmas negociações.
Eles ainda não sabem, porque só se vêem uns aos outros, pelos jornais, pelas televisões e até pelas elevadas opiniões, que sempre os vamos vendo dar.
Mas também não sonham, porque na sua maioria, já perderam a capacidade de sonhar.
P.S. Enquanto escrevia isto ouvia Marques Mendes a exigir ao governo mais apoios para as vitimas dos incêndios. Este é que é o principal indicador, é que quando abrem a boca já sabemos exactamente o que vão dizer a seguir. Um abraço a todos, que agora vou de férias. Até um destes dias.

4 comentários:

AM disse...

Um abraço e
Óptimas Férias :)

AMNM

Anónimo disse...

O Socrates vai de ferias, o Fortuna vai de Ferias , o Sampaio esta sempre de ferias, o Assis vai regressar de Ferias, o Soares vai interromper a reforma pa tirar umas ferias... um Verão descançado - Socialistas em Ferias

Anónimo disse...

Se as incoerências fizessem fériasficariamos nós satisfeitos....
Já agora viva o RUi RIo que propõe um referendo mascarado de eleições autárquicas. À mingua de ideias ou projectos, à falta de propostas ou relatório das coisas bem feitas (embora feitas já chegassem) fica novamente a história do tunel, ou então a retirada em passo de lesma dos artefactos das corridas. Deixando por lá suspensas as escaditas, uma bancadocha, assim como quem diz:
"só ainda passou um mês das corriditas" Lembram-se, não se esqueçam... mas a malta já se esqueceu.
Pode ser que haja bom senso a seguir às férias e que o povo, magistral decisor das coisas dificeis arrume o Porto e Lisboa.
Daniel, boas férias que vou já a seguir...

Anónimo disse...

Ah é ?? Seus Ingratos ...

Vc deviam era estar agradecidos, afinal o Homem nem pos passadeiras ali em frente ao Transparente , para não vos envergonhar.
A Malta estaciona e tem ke rotundar o ET a pé , só para evitar cruzar-se com o obsequio... sim e akeles ke insitem em atravessar correm bem o risco de ser nivelados , tudo por causa do transparente e vc nem agradecem ...

Ingratos