quarta-feira, março 23, 2005

José Socrates...

...convenceu! O debate do Programa do Governo foi clarificador em relação ao próprio programa e o Primeiro-Ministro esteve à altura do que todos nós esperavamos. Uma breve passagem pela comunicação social mostrará isso mesmo. Até esse "figurão" chamado Luis Delgado já vaticina o prolongado afastamento da direita do poder.
Pois bem, é cedo! Não há duvida que as coisas mudaram, a começar logo pelo estilo dos intervenientes. Quer em relação ao governo da coligação quer em relação aos governos Guterres. Não há duvida que os sinais são francamente positivos. Não há duvida que a expectativa é grande e a esperança, depois da recente desgovernança, é ainda maior. Não há duvidas que a nova versão do Pacto de Estabilidade pode facilitar um pouco as coisas, mas Portugal está hoje bem pior do que se encontrava à três anos e quatro mil milhões de euros/ano são quatro mil milhões de euros/ano.
É certo que já aqui referimos as tradicionais debilidades emocionais dos portugueses, que da mesma forma que entraram em depressão colectiva podem, de um sopro, sair dela. No entanto, o ano que se avizinha é pleno de agitação politica e de pequenas convulsões que farão toda a diferença. Aguardemos portanto, mas com os pés assentes na terra.

Sem comentários: