domingo, março 13, 2005

O fim do telelixo?

Manuel Maria Carrilho quando entrevistado por Maria João Avillez na SIC Noticias alguns anos atrás usou uma frase que, infelizmente, uso regularmente: “Portugal é uma país com um imaginário europeu e com uma realidade de América latina.”. A frase é violenta mas infelizmente torna-se, demasiadas vezes, actual na nossa sociedade. Este último ano, então creio que esta “mexicanização” da vida politica, social e mediática foi levada ao extremo. Vimos uma campanha para as legislativas que mais parecia saída de uma novela Brasileira. Vimos políticos entraram em “reality-shows” e tornaram a vida politica assustadoramente próxima da estrutura de um seriado mexicano, com todas as curvas dramáticas cuidadosamente colocadas em cada episódio. Vimos conferências de imprensa com discursos que pareciam saídos de um episódio do “Cidade Alerta”
Felizmente a sociedade portuguesa cansou-se de ser tratada como espectador passivo de “telelixo” e disse que queria mudar. Sócrates ficou com a responsabilidade de protagonizar essa mudança. Até agora mostrou alguns sinais positivos. Substituiu o frenesim ensurdecedor da comunicação social, por um respeito pelas instituições – obrigando os jornais e telejornais a recentrarem-se no seu objecto – a noticia. Por outro lado na escolha que até agora conhecemos dos potênciais candidatos às Câmaras mais importantes do país, vimos redireccionar o perfil dos candidatos para a defesa de valores mais próximos de uma sociedade civilizada.
Como sempre resta-nos esperar pelo próximo episódio.
de Eduardo Gradim

2 comentários:

Anónimo disse...

Ou a próxima desilusão, acho este primeiro de Ministro de plástico e vocês do Partido dele vão descobrir mais cedo do que julgam.

Anónimo disse...

Se for pelo Assis, está bem, mas de resto ainda não vi nada.