quinta-feira, junho 02, 2005

NEE

Hoje todos os jornais escrevem NÉE.

Nee! Nee! Parece que gostaram. Na verdade a Europa enrolou-se numa surpreendente barraca com um alargamento sustentado num tratado que foi feito para 15 em NICE.

Deve ser ignorância minha mas conseguem explicar-me de que valerão os esforços de discussão de um tratado que, à partida deverá ser alterado?
Durão disse que todos devem ter oportunidade de se pronunciarem, de forma a ser equitativo e auferirmos do sentimento europeu. Bom já não é. Se ao menos fosse feito ao mesmo tempo. Se ao menos agora a abstenção não fosse um adversário brutal, pois muitos pensarão no desiteresse da opção.
Também acho que num tempo de complicados momentos económicos por aí fora isto só serviu para demitir governos - como se viu.
A verdade, verdadinha é que a Europa ainda não está preparada para ser inteiramente o que quer ser. A malta gosta das vantagens económicas e de ligação económica, cultural e social ao resto dos paises, mas está-se pouco borrifando para o crescimento da extrema direita em França. Se fosse o MIRN a renascer aqui com 10 idiotas, caia o Carmo e a Trindade, como é lá, onde curiosamente nos afecta a valer - estamos nas tintas.
Se calhar deviamo-no preocupar com o desenvolvimentop estratégico das vias de comunicação e dos recursos naturais do espanhois. Se calhar deviamos aproveitar bem os novos paises de Leste.
Outro dia fiquei surpreendido em saber que na Letónia os investdores são todos da Alemanha, Noruega, Suécia e assim. Cheira-me que burros não serão. Ainda mais quando sei que o crescimento económico de alguns desses paise está pujante.

Avelino Oliveira

Sem comentários: