terça-feira, junho 21, 2005

FórumSEDE - aniversário que se aproxima!

O nosso 1º post foi em 5 de Julho de 2004.
Como muitos sabem este blogue partiu de um fórum que existia internamente no PS, também iniciado por mim e cooperado por umas dezenas mais de militantes, que através dos Yahoo groups começou a integrar-se na REDE.
Na altura não havia página Net do PS que contentasse os Socialistas que queriam debate. Depois de nós ainda veio o impulso reformador, mas sem êxito.
Depois foi criado este blogue, que, hibernou um pouco até florescer no ano de 2005, com uma actividade critica e informativa que, perdoem-me a imodéstia, não existe mais no PS, pelo menos no Norte do País.
Não queremos com isto dizer que somos a web oficial do Partido, pois isto existe com caras e nomes.

Na verdade fui eu que lancei a semente, depois tive a infindável ajuda do Daniel, e a força e colaboração preciosa, culta e critica do Pedro. Mais tarde veio a Raquel e o Eduardo, dois independentes que nem parecem não ser do partido.
Assim sendo, existem opiniões e todos assinamos, SEDE, quando assim tem de ser.
Mas hoje o rescaldo tem que ser feito, afinal se tantas vezes se queixam do encerramento dos partidos, nós, à falta de melhores argumentos, pelo menos a virtude de mostrar-vos e de revelarmos as nossas opiniões e posições sobre tudo um pouco, permite, espera-se que também os partidos são feitos de dúvidas, de diversidade e.... imodéstia outra vez, de alguma qualidade.
Nunca quisemos ser consensuais, nunca quisemos alienar o património democrático da diferença de opiniões e, julgo eu, não temos a mania de ser donos da razão.
Por outro lado, sempre achamos que os partidos como associações que são tem que se modernizar. Ouvir os de fora e convida-los a participar quando os assuntos lhes interessam.
Sem dogmas, sem coarctar os direitos de todos e sem falsos moralismos, pois aqui tomam-se posições políticas.
Já ouvimos de tudo - o bom, o óptimo, mas também o mau e as criticas, algumas delas calamos as nossas concordâncias, pois os partido tem órgãos e há coisas que devem ser primeiro ditas por dentro, para serem afirmadas por fora, noutras assumimos o embate e encaramos com a energia a discussão.

Por essa razão vimos avisar que estamos cá para a luta, e agradecemos todos os que nos lêem. Avisamos também que temos publicado quase todos os textos que nos enviam, pelo que devem sentir-se confortáveis em faze-lo, pois essa é uma das funções a que nos propusemos sempre fazer.

Por isso preparem-se e contribuam para um aniversário do SEDE em GRANDE.

10 comentários:

Gabriel Silva disse...

Antecipadamente, os meus parabéns.
Embora tenha já existido um espaço partidário de qualidade (ter voz), o sede é o primeiro do norte/porto. É por vezes interessante verificar o que militantes tem para nos dizer, embora o caracter "engajado" seja, na minha opinião, limitador.
O aspecto mais relevante é o de saudar que um partido tenha plataformas públicas para se confrontar directamene com a opinião pública (e publicada).
De qualquer forma, é, como se tem notado, um espaço a que venho com frequencia.

um abraço a todos e continuação.

Pedro disse...

isto é que é uma festa de aniversário! Comemorações durante 15 dias! :-)

Tal como o Gabriel, antecipo os meus Parabéns aos sedentos (assim não me esqueço...), apesar das discordâncias em alguns (muitos?) assuntos :-)

Anónimo disse...

Bom, ainda faltam uns tempos para o aniversário.
No entanto isso não me impede de dizer já que écom muito orgulho que faço parte deste projecto/espaço.
Quanto a mim, o mais importante tem sido contribuir para dismistificar um pouco a ideia que os politicos e em geral aqueles que militam nos partidos politicos são assim umas coisas raras (para não dizer pior) cheias de vicios e incapacidades, incapazes de dialogar com o exterior por tanto procurarem manter os seus feudos. Todos sabemos que sim, que tambem são, mas os partidos politcos são mais como o resto da sociedade, há de tudo. Se calhar o grande problema é que são mesmo o espelho da sociedade, que quando se olha ao espelho não gosta do que vê.

Anónimo disse...

Não, não queremos ser como os espelhos da MANGO nos quais as senhoras, não sei por que artes, parecem sempre mais magras do que na realidade são. Mas queremos espelhar o que de melhor se vai encontrando nos partidos politicos.

Anónimo disse...

Então e prós Marretas não há nada nada, nada???

Anónimo disse...

Oh Fortuna tens certeza em relação a isso dos espelhos da mango ???

Será que tambem acontece nos ginasios??? Vc realmente so me dão desilusões...

Anónimo disse...

(Esta saiu anonima sorry)

Anónimo disse...

Parabéns pelo aniversário e por manterem um olhar atento sobre esta nossa cidade. Este blog prova que marteladas no conformismo não se dão apenas em altura de S.João!

Anónimo disse...

Obrigadinho aqui do Sede,

Afinal o nosso líder da juventude também lê os Sedentos.
Bem haja Pedro!

Anónimo disse...

E ainda dizem que a nossa juventude não é motor de mudança? Só não vê quem não QUER!
Se tiver que escolher um projecto no PS que me tenha envolvido totalmente, o espaço de partilha no SEDE é o meu projecto de eleição. Porque se discute abertamente, sem poses, e se partilha com o objectivo único: informar, debater e às vezes também desinformar só por prazer. Obrigada aos SEDENTOS que me convidaram a participar, neste caso ao Daniel. PARABÉNS ao SEDE!