segunda-feira, maio 30, 2005

Matosinhos

Já em tempos enviei um texto sobre a questão de Matosinhos, nomeadamente as condições de apoio a uma candidatura a Matosinhos, como residente nesta nobre cidade.

1. Na realidade é verdade que Matosinhos simbolizou, em múltiplos aspectos, sociais, económicos, cooperativos, culturais, uma forma própria, de identidade socialista de gestão citadina.
2. Esta é uma herança que devemos reconhecer e saber distinguir o trigo do joio nesse aspecto. Não é o facto de dois insignes autarcas não se poderem candidatar que se arrumará com o trabalho de desenvolvimento e progresso.
3. Mas e já o afirmei noutros contextos, o projecto parece esgotado, o seu líder está desesperado e denota apenas a sua ambição de continuar no poder, juntamente com vários que necessitam desse ser humano para prosseguirem não um trabalho de cidadania política, mas um serviço ao seu ego.
4. Qualquer projecto, tem de possuir um novo rosto, simultaneamente, capaz de prosseguir caminhos de sucesso, mas também varrer com os muitos fumos perigosos de suspeita, amiguismo, compadrio, etc. E esse rosto tarda, apesar de tudo. È hora! Parafraseando outrem.
5. Será verdade que os nossos adversários sociais-democratas e do PP, não parecem ser capazes desse projecto de mudança que Matosinhos necessita, pois então, não percamos tempo, definamos pontos de ruptura e continuidade. Definamos Matosinhos como um dos pólos dinamizadores nas áreas da cultura, do lazer, da nova indústria, da sua centralidade viária, da capacidade de atrair um pólo universitário em concreto, aproveitando a ESAD e o ISSSP, instituições credibilizadas na área das artes e do social.
Lancemos outras metas, para os cidadãos, porque não a gestão comparticipada, como município experimental em Portugal?

- Enfim, caros companheiros, está pelo menos na hora de aproveitar o momento e mudar a agulha, continuando a senda da liberdade, progresso e cidadania

Joaquim Paulo Silva - Socialista e Livre Pensador

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que a solução para matosinhos se está a desenhar...

Anónimo disse...

Que tal tróleys,ou trols, ou o senhor dos aneis...