quarta-feira, maio 18, 2005

Dia Internacional dos Museus

Embora aí aos museus, Hoje?

Hoje é dia internacional dos museus!
Resolvi perguntar-me:
quantas vezes vou a museus,
quantos museus conheço,
que museus visitei com os meus filhos,
e se os museus que uma cidade tem me fazem escolher essa cidade para visitar?

Agradavelmente surpreendida, verifiquei que os museus são instrumentos fundamentais na escolha dos locais das minhas férias, sozinha ou com filhos. E quando me apetece sair ao fim de semana Serralves é sempre uma escolha a ter em conta. E os os miúdos adoram e divertem-se a ir a museus, a ver, a descobrir, a criticar, a gargalhar com algumas das obras expostas, a responder a perguntas de questionários, e a mexer (em alguns deles).
Tarda o passe de entrada nos nossos museus, é urgente que exista porque tenho a certeza que os museus vão passar a ser roteiros turísticos de férias e fins-de-semana de muitas mais famílias portuguesas.
Hoje, que é o dia internacional dos museus espero que muitos alunos passem o dia nos museus. Invadam-nos (!), porque os nossos museus merecem a nossa atenção e nós merecemos conhecer o que de Bom temos no nosso país. E a escolha é variada, desde pintura, ciência, etnografia, traje, oceanário… Há grandes e pequenos museus em todos os locais, e em todos descobrimos sempre alguma coisa que nos fica inevitavelmente na memória. É essa memória cheia de impressões daquilo que vemos e sentimos que nos torna mais felizes. Vamos conhecer aquilo que já faz parte da História de Portugal, mas também conhecer aquilo que é actual, e quem sabe um dia vai pertencer à História
A escolha das pinturas são minhas porque me IMPRESSIONARAM um dia…, bem ou mal… é comigo!

Raquel Seruca


2 comentários:

Anónimo disse...

Quais são e de quem as pinturas. Tão pequenitas só penso reconhecer uma da Rego. a terceira parece o star wars.

Anónimo disse...

Amigo TFF
A da esquerda é da Paula Rego, a do meio do Rothko e a da direita do Boch.