sexta-feira, maio 27, 2005

Todos os caminhos vão dar a ESPANHA




Já dizia o nosso Primeiro-ministro, que Espanha era o nosso parceiro de excelência. Naquela altura não percebemos exactamente o que este anúncio queria dizer. Achamos que a nossa economia, a nossa ciência, a nossa cultura tinha um parceiro privilegiado, mas nunca pensei reviver em 2005 os tempos de quando tinha 10 anos - e isso já vai há muito tempo.
Muitos já não se lembram de famílias inteiras se meterem no carro a caminho de Vigo (caso dos que moravam no Porto, que era o meu), para se comprar tudo. Tudo mesmo, desde caramelos famosíssimos e que se agarravam definitivamente aos dentes, até sapatos, vestidos, a bens de segunda necessidade -champôs, lacas, perfumes, cremes...Enfim, vinha-se de mala do carro cheia. Então na altura do Natal comprava-se desde a maior boneca, a tudo o resto que se punha no sapatinho. Mas isto era há muitos anos atrás. E eu relato a experiência que eu tive a oportunidade de ter quando era miúda. Muitos, nessa altura não tinham carro, e Vigo não existia no mapa, eu também sei.
Mas eu não quero reviver estes tempos de novo, porque tudo tem um tempo, e tenho receio que o Corte Inglês de Vigo se REencha de novo de Portugueses, a comprar tudo. De tudo porque o IVA em Espanha é de 16% e o nosso é de 21%. Falo do Corte Inglês mas podia falar de tudo o resto. De tanta coisa que me perdia na lista. Somos um País pequeno, na cauda física da Europa, relativamente estreito e relativamente perto de Espanha, que se soube e sabe ainda muito bem proteger, e que eu espero que todos os caminhos não tenham inevitavelmente que passar por Ela. Porque se assim for, não sei como vamos fazer crescer a nossa Economia!

Raquel Seruca

1 comentário:

Anónimo disse...

Aqui está uma boa solução,sim senhor.