terça-feira, maio 03, 2005

Luz no Túnel

Nesta coisa de debates em que cada uma das partes possa ser pintada com político-partidarismo, a tentação do fácil virtuoso meio-termo, do nem tanto ao mar nem tanto à terra, é irressistível. Por um lado, não compremete com os inconveninetes que cada uma das partes atira à outra, por outro alcandora-se à superioridade moral de quem está acima das terrenas tricas, eles sim em defesa do "interesse da cidade" ou dos "cidadãos" ou dos "comerciantes e utentes" ou de um qualquer metafísico bom senso.

Por isso os que procuram sempre esta saída, tratam de fazer a pintura dos termos adequada à saída que pretendem.

É assim que a questão de do Túnel aparece como uma querela político-partidária, pretendendo-se que entre o PP/PSD e o PS. No entanto o chumbo do IPPAR sucedeu com o governo do PP/PSD e foi a ministra da Cultura do dito que se recusou a fazer o que Rio & Ca (incluindo Sá) lhe pediam!

Para os nossos pintores de dialécticas de conveniência não terá sido antes, com mais lógica, um confronto entre facções do PP/PSD?

O assunto foi herdado pelo governo PS. E esperavam que o PS fosse facilitista, lasso, ou trafulha, onde o PP/PSD não foi? Tapando os olhos à ilegalidade evidente, calando o IPPAR, ou achando, à La Rio, que o Palácio dos Carrancas, ainda por cima Museu de Arte, não passa dum incómodo? (Diferente seria se fosse o Museu do Ferrari)

A montante foi Rio que herdou o Túnel de Cardoso e Gomes? Pois foi. E por que decidiu Rio alterar-lhe o projecto? Só porque o "compagnon de route" Solari Allegro lhe "assoprou" aos auriculares que fosse que fosse que fosse projectado pelo PS teria de ser asneira por ainda serem primos dos comunistas, os tais que para o Allegro, dão injecções atrás das orelhas dos meninos?

E se decidiu mudar, para dizer que ele faria melhor, dando-lhe de barato estar no seu direito, por que não seguiu com os procedimentos adequados? Não os conhecia? Não sabia que tinha de pedir parecer do IPPAR e esperar resposta ou deixar o prazo desta para ser considerada aprovação tácita? E que é isto senão total incompetência? Irresposabilidade incompatível com o alto cargo que desempenha?

Para ficarmos por aqui. Pois a solução em cima do Soares dos Reis não só é ilegal como do ponto de vista do trânsito é iníqua. Não havendo nestas coisas soluções perfeitas, a solução inventado pelo Rio e pelo Allegro tem muito mais inconvenientes que a solução Carregal que era a solução prévia que nunca devia ter sido mexida.

A solução Carregal foi sempre a mais barata e a mais adequada tanto ao acesso à Urgência como ao trânsito para Sul e para Norte. Já estaria pronta há muito, sem polémica nem chatices. É o que há a fazer para resolver o assunto rapidamente e sem mais prezuízos para os cidadãos.

Assim permita a teimosia de Rui Rio. Que deveria mostrar ao tomar tal atitude que considera a lei acima de tudo no procedimento administrativo. Provavelmente não o fará porque se sentirá a sair com o rabo entre as pernas o que, no seu entendimento, o poderá prejudicar eleitoralmente.

Desmitificando os velhos salomónicos do uma no cravo outra na ferradura, percebe-se assim onde está a questão político partidária!

Pedro Baptista

Sem comentários: