domingo, outubro 16, 2005

Células estaminais, onde estão para que servem!

É bom sentir que para além da comunidade cientifica, existe uma preocupação já geral para perceber as vantagens na utilização das células estaminais. E pensar a sério neste assunto vale a pena, para perceber as vantagens mas também as suas limitações! Mas a primeira pergunta que sempre me surge, é perceber se todos falamos do mesmo e se todos temos a mesma visão do assunto. Provavelmente não. E o Sede serve para debater vários assuntos, logo é um espaço como outro qualquer para também fazer este debate.

Primeiro que tipo de células estaminais existem?
Temos células estaminains embrionárias, totipotencias que se podem transformar em vários tipos de tecidos E temos células estaminais somáticas ou seja células estaminais que se encontram em determinadas locais (ninhos de células estaminais) dos diversos tecidos e que têm um potencial ilimitado de se dividirem mas que só se conseguem transformar no tecido igual/semelhante ao da sua origem.
Exemplos:
As células estaminais de origem embrionárias podem-se transformar em tecido de fígado, rim, coração, intestino, pele, podem transformar-se em tecidos que são compostos por células muito diferentes na sua origem.
As células estaminais de origem somática só se conseguem, até agora, transformar em tecidos de origem idêntica. Tal é o caso das células nervosas do nariz que se podem usar para transplante da medula espinhal, porque são ambas de origem nervosa.
Qual é a vantagem das células estaminais de origem embrionária?
É a sua totipencialidade, a capacidade que têm em transformar-se em qualquer tecido. Então porque não se usam sistematicamente? Porque a sua origem é embrionária ou seja implica recorrer a um embrião! Embrião que pode ter uma origem excedentária após fertilização in vitro (medicamente ajudada) ou que pode ser “feito” em laboratório através de uma técnica tipo técnica de “clonagem”.
Quanto as considerações éticas do assunto, essas não me interessam discutir!

Em que casos se pode ou mesmo já se recorrem às células estaminais para tratamento?
Em casos de termos uma doença em que há lesão dos tecidos: a diabetes ( pâncreas), o enfarte miocárdico (coração), doenças degenerativas do cérebro, e mesmo nas paralisias relacionadas com acidentes da “coluna vertebral”. Também, para já, não me interessa discutir a problemática do uso das células estaminais para transplante no tratamento de leucemias.

São muitos os problemas técnicos que girarão à volta do uso das células estaminais:
Como se recolhem, como se mantêm, como se armazenam, como se congelam, em que liquido de congelação (porque quando congelamos células directamente sem um liquido de suporte , elas rebentam, porque se formam cristais que rompe as membranas e elas ficam inviáveis), como se descongelam, como se transplantam e que eficácia têm para os diversos tratamentos?
Sim, muitas questões que só se conseguem responder se não tivermos preconceitos e se tivermos oportunidade de trabalhar neste campo da investigação. Vale a pena discutir células estaminais mas também vale a pena estudar mais e mais sobre elas.
Com regras e com conhecimento!
Raquel Seruca

7 comentários:

Anónimo disse...

A mim, Raquel, interessa-me particularmente perceber os processos para poder discutir as questões éticas. Nessa área é muito dificil para cada um de nós (falo por mim, obviamente)formular opiniões. Mais fácil seria com um melhor conhecimento dos processos.

Anónimo disse...

Ei Rakel parece um pouco assustador , esse tipo de atitude fica muito dependente da etica medico-cientifica e xoca directamente com a moral e a etica.

criar embriões para salvar vidas, ter controlo sobre isso e ter coragem para tal ... ai não sei , esta coisas lembram-me sempre os antigos filmes de ficção cientifica - se podemos criar embriões para salvar vidas, porke não criar embrioes com vida , com futuro ... não sei isto é complicado

Anónimo disse...

Ninguem cria embriões para retirar células estaminais. No entanto vale a pena discutir a possibilidade de usar embriões excedentários que não são implantados nem mantidos para outras fertilizações para investigação/tratamento usando células estaminais. Mas já por este ser um assunto bem polémico achei que fazia sentido falar sobre a possibilidade de usar células estaminais que existem no adulto em quase todos os tecidos, desde o intestino, pele e mesmo no cerebro ( células estaminais somáticas). Este sim é um caminho mais concensual para investigar/usar células estaminais do adulto e que não levanta as multiplas discussões éticas e morais que todos gostam de opiniar.

Anónimo disse...

Sim já percebi.
Pode ser uma cura, um metodo, mas existem ainda duvidas , necessidade de mais exprimentação.

então talvez valha a pena um post sobre as razões pelas kais o uso ainda não é um metodo corrente - kais os obstaculos - os insucessos ou sucessos - as limitações tecnicas.

Cump.

Anónimo disse...

Cara Cristina
Não me está a pedir pouco. Mas é um repto interessante. Para responder-lhe vou trabalhar nisso.

Anónimo disse...

Obrigada por este e o anterior esclarecimento para "leigos" como eu :)

Anónimo disse...

até que ponto a indução de células do nariz favorecem a motricidade após uma cirurgia a mielopatia cervical com ossificação do ligamento longitudinal da medula,tendo no pós operatório o doente sofrer o choque medular após descompressão da medula ao nível da c3 e da c4