domingo, outubro 23, 2005

Gripe Das Aves

São várias as medidas de prevenção que a Europa está a tomar para diminuir a possibilidade de contagio do vírus responsável pela gripe das aves. Até agora não se verificou nenhum caso de transmissão humano -humano por alteração do vírus. Os casos de transmissão do vírus ao homem foram por contaminação do homem com secreções de aves, onde uma das portas de entrada de contágio podem ser os olhos. Dentro das aves domésticas, os patos podem estar doentes sem sinais evidentes de doença. Que tal evita-los?
Resolvi tentar responder a algumas das perguntas que me fazem a propósito deste assunto

Só existe uma espécie de vírus e são todos igualmente perigosos?
Não, existem vários subtipos de vírus, mas apenas os subtipos H5 e H7 é que são causadores de doença. Inicialmente estes subtipos de vírus causavam uma doença ligeira nas aves mas após mutação dentro da espécie alguns destes vírus passaram a causar uma doença grave na espécie.

Porque se fala tanto em aves migratórias?
Por são este tipo de aves que são portadora s das formas “atenuadas” de vírus que depois de mutadas passam a causar as formas graves. São pois as aves portadoras de formas não letais que depois de mutadas em outros stocks de aves causam a doença letal. No entanto recentemente verificou-se que estas aves são também portadoras das formas graves de virus o H5N1.

Quais são os riscos para o Homem?
A transmissão ave-homem. A transmissão ave-homem causa uma doença grave com enorme taxa de mortalidade (cerca de 50% dos infectados) por pneumonia viral e falência de múltiplos orgãos. Verificaram-se casos de morte no homem pelo vìrus no Camboja, Indonésia, Tailândia, Vietname e Hong-Kong.
A transmissão homem-homem. Mas até agora esta forma de transmissão não foi comprovada porque todos os casos suspeitos de homem-homem verificou-se que os vários elementos doentes partilhavam o mesmo ambiente contaminante- o contacto com aves.

Mas pode passar a existir a transmissão homem-homem? Como?
A transmissão homem-homem pode ocorrer por dois mecanismos. Primeiro, por troca de material genétco entre o vírus H5N1 das aves e do vírus inflenza humano-mecanismo que causaria uma transmissão rápida ao homem. Segundo, por mutação do vírus adquirindo a capacidade de infectar ave-homem-homem. Este mecanismo seria uma forma mais lenta de transmissão ao homem.

A doença pode-se transmitir pela ingestão de alimentos?
Não há nenhuma evidência de transmissão através da ingestão de alimentos. O vírus é termolábil. Nem a carne nem os ovos bem cozinhados são considerados fontes de possível contágio.

Sem comentários: