domingo, outubro 16, 2005

Pedras Rubras

Lembram-se, era apara estar pronto para o Euro2004



nota: não tenho nada contra chamarem-lhe Sá Carneiro, mas curiosamente este grande político está sempre perseguido pela memória dos lugares, aos quais não se sobrepõe. Quem não conhece a Praça Velasquez? E quantos chamariam o nome correcto a Pedras Rubras?

2 comentários:

Pedro Aroso disse...

Inteiramente de acordo. Mudar nomes que estão fortemente enraizados me memória colectiva, parece-me um grande disparate. Eu sou daqueles que continua a chamar Praça Velásquez à actual Pr. Francisco Sá Carneiro.
No caso do aeroporto, julgo que a situação é diferente e explico porquê:
1. O edifício é radicalmente distinto do antigo.
2. O acesso é completamente diferente.
Last but not least, Sá Carneiro dirigia-se para aquele aeroporto quando morreu. Atribuir-lhe o seu nome, parece-me uma homenagem da mais elementar justiça.

Pedro Aroso

Fernando disse...

Como portuense, nado e criado, com família nesta Mui Nobre à várias gerações, dar o nome do político que foi assassinado a bordo de um avião ao aeroporto do Porto é um insulto, é uma brincadeira de mau gosto... Não se poderá repor o nome original? O que é preciso para que tal aconteça? Pedir à ANA?
O mesmo se passa quanto ao nome da Praça. É certo que Velasquez é um espanhol (irra) mas a memória popular continua a mandar...