quinta-feira, abril 14, 2005

Cultura

Quem não se lembra da famosa frase:
"Quando me falam em cultura, meto logo a mão na carteira!". Quem não se lembra também, se não me erra a memória da visita ao bairro das Campinas do actual Presidente da Câmara, acompanhado do então ministro da cultura no âmbito de um protocolo com a rádio Festival. Aquilo é que era cultura como deve ser!
Hoje, 4 anos depois da 2001, inaugura-se a principal obra deste evento. Tarde, tardinha, alvo de chacotas e risotas. Mas lá foi. Daqui a 4 anos acham que (Excepção feita às corridas de carros antigos que terá transmissão directa no canal memória e depois em ininterruptas sessões em diferido serão passados resumos completos)
Na verdade o Porto durante o próximo fim de semana será falado em grande parte dos órgãos de comunicação social internacionais, por boas razões. No próximo verão será visitado por muitos com o intuito de conhecer a casa da música e só não ganhará mais se a marca da cidade não souber aproveitar este efeito.
Todos sabem o efeito Gugenheim em Bilbau, o efeito das olimpiadas em Barcelona e até o efeito da Expo em Lisboa. Para tal é preciso trabalho e competência, é preciso saber e falar olhos nos olhos com quem decide.
Por isso deixo-vos uma pergunta: Sabem o nome do actual vereador da cultura da CMP? (é que a cidade está na berlinda com a sua pérola). Sabem o que é que ele pensa sobre a saída do túnel e o IPPAR? Ou sobre o Neoclassicismo do Santo António e do Museu Soares dos Reis? Saberá ele se o Soares dos Reis era arquitecto, engenheiro, pintor ou escultor?
no Porto é preciso deixar de brincar às autarquias e o Dr. Rui Rio tem de saber que se julga que é o homem mais sério à face da Terra está enganado, prque no mínimo dos mínimos passa um atestado de falta de sinceridade intelectual aos seus e à sua cidade.
PS. - Já agora, as declarações do Rui Veloso são tão hilariantes que nem podem ser levadas a sério. Que pena, ele que toca tão bem ter aqueles cotovelos tão vermelhos de esfregar nos olhos!

1 comentário:

Anónimo disse...

O que disse o Rui Veloso?